Política

Sesi, Sinduscon e CBIC lançam quinta-feira campanha de prevenção a acidentes na indústria da construção

Um acidente de trabalho prejudica a empresa, o trabalhador e até o Governo


Sesi, Sinduscon e CBIC lançam quinta-feira campanha de prevenção a acidentes na indústria da construção

O Sesi, o Sisduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul) e a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) lançam, nesta quinta-feira (28/03), das 8 às 12h30, a etapa estadual da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (Canpat Construção) para reduzir a incidência de acidentes e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro. O evento será realizado no auditório da Escola Senai da Construção, localizada na Avenida Rachid Neder esquina com a Rua Caxias do Sul, no Bairro Coronel Antonino, em Campo Grande (MS).

 

Segundo o presidente do Sinduscon/MS, Amarildo Miranda de Melo, Campo Grande (MS) é a 5ª cidade a receber o evento de mobilização da Canpat Construção, que começou em outubro do ano passado, em Brasília (DF), e tem reforçado regionalmente que prevenir não deve ser visto como custo e sim como investimento. “É um evento de extrema importância, voltado para empresários e profissionais do segmento da construção civil, mas quer também terá a presença do poder público”, informou.

 

Ele acrescenta que é preciso discutir o problema e reforçar para os empresários que é muito mais caro remediar os danos econômicos e sociais gerados por acidentes de trabalho do que os prevenir. “Um acidente de trabalho prejudica a empresa, o trabalhador e até o Governo”, afirmou.

 

Programação

 

Para iniciar as discussões do evento, o técnico de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do Centro de Inovação do Sesi, Carlos Eduardo Santos, apresentará os resultados das ações prévias realizadas junto aos trabalhadores do Estado sobre prevenção de acidentes por trabalho em altura.

 

Os riscos do trabalho em altura e as formas de prevenção serão apresentados tecnicamente aos participantes do evento pelo auditor fiscal da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho de São Paulo, Luís Carlos Lumbreras, e pelo engenheiro civil do Centro de Inovação do Sesi, Adriano Macedo Filho, no que se refere à questão Virtual Design Construction (VDC) aplicado em trabalho em altura.

 

Sobre gestão de SST, o vice-presidente da área de Relações do Trabalho da CBIC, Fernando Guedes apresentará a palestra “Gestão de SST para Terceirizados” e, em seguida, a especialista em desenvolvimento industrial do Sesi, Renata Rézio, apresentará a plataforma de gestão Sesi Viva Mais.