Política

Em Itaporã, sessão solene na Câmara de Vereadores celebra o Dia Internacional da Mulher

A sessão solene foi realizada no dia 26/03 em virtudes de alguns contratempos anteriores


Em Itaporã, sessão solene na Câmara de Vereadores celebra o Dia Internacional da Mulher

Já faz parte do calendário da Câmara Municipal de Itaporã, a realização da Sessão Solene em Comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, ocasião onde os Vereadores Itaporanenses entregam às suas homenageadas, o diploma de Honra ao Mérito.  A sessão contou com a presença de inúmeros convidados, entre eles, familiares e amigos das homenageadas.

As comemorações alusivas ao dia internacional da mulher foram encerradas na Câmara Municipal de Itaporã nesta terça-feira, 26 de março, no plenário das deliberações Kaoru Suzuki, com uma solenidade especial de entrega de moções 09 mulheres que contribuíram com o desenvolvimento de nosso município. A solenidade foi requerida pela vereadora e presidente da casa de Celia Frota (DEM).

A vereadora, em seu discurso, destacou que a sessão especial é homenagem ao Dia Internacional da mulher que aconteceu em 8 de Março, sendo uma forma de reconhecer e valorizar as mulheres pelo seu relevante papel na sociedade." Precisamos enaltecer as mulheres e avançar bem mais, em políticas públicas e pavor e são as mulheres, seja em Itaporã em Mato Grosso do Sul Brasil ou no mundo",pontuou Célia.

Este parlamento tem buscado a debater questões importantes em prol das mulheres, e destacando como exemplo, o Combate à violência sexual, violência doméstica, assédio sexual, dentre outros temas.

A vereadora  Lourdes Struziati, enfatizou as importantes lutas das mulheres por direitos iguais, ao chamar a atenção para a importância da mulher na política. É preciso que as mulheres tenham a maior representatividade e que ela seja atuantes na política, com disputas iguais entre homens e mulheres. Frota é a única mulher a presidir a Câmara Municipal de Itaporã, ao longo de décadas, atualmente a câmara de vereadores é representada por três mulheres Célia Frota, Marley Santos, Lourdes Struziati.

A vereadora Marlei Santos a usar a tribuna leu uma mensagem ao dia das mulheres enfatizando que esta solenidade das mulheres é um grande reconhecimento e vem coroar todas nós mulheres, mostrando que tem pessoas percebendo o papel de mulher e que ela tem o seu valor. Esse reconhecimento vem nos impulsionar ainda mais e nos fazem perceber que estamos no caminho certo que devemos continuar essa luta em prol do bem de uma sociedade mais igualitária. Dos 11 vereadores o único que não participou foi vereador “Cascatinha” que tinha agenda em Campo grande nesta data.

Segue abaixo a lista dos Vereadores e as suas respectivas homenageadas

Ademir Pereira de Freitas - Catarina Brasilina Santana

Adriano Martins dos Santos - Francisca Marques Farias

Célia Regina Frota - Iracema Maria Pradela Nonato

Célia Regina Frota - Lucia Estelai (dona nega)

José Carlos de Mattos Mauro - Jorcelina de Jesus Louro

Lindomar de Freitas, Maricléia Pereira Diogo de Freitas

Márcio Roberto Machado -  Cristiane Nogueira Machado

Maria de Lourdes Struziati Rodrigues -  Lourdes Brandina Pacco (Lurdinha Pacco)

Sidney Balmorisco dos Santos - Rosalina Medeiro dos Santos