Política

Renato Câmara defende união e novos hábitos no combate à dengue

Entre 1º de janeiro e 18 de março, foram registrados mais de 10 mil casos de dengue no Estado, contra 999 notificados durante o mesmo período de 2018.


Deputado Renato Câmara apresentou projeto de lei a Semana Estadual de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya - Crédito: Divulgação

A união de esforços entre o Poder Público e a população, aliada à mudança de hábitos simples no dia a dia serão determinantes para o combate à tríplice epidemia por que passa Mato Grosso do Sul, na avaliação do deputado Renato Câmara (MDB).

Na tribuna da Casa de Leis, durante a sessão plenária desta terça-feira (26), ele contou estar participando da mobilização de combate à dengue, zika e chikungunya pelo Estado e ter constatado que falta informação. 'Precisamos conhecer o comportamento do mosquito transmissor [Aedes aegypti] para definir estratégias que podem salvar vidas', disse.

Para reforçar as ações, Renato apresentou o projeto de lei que institui, no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, a Semana Estadual de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya. A proposta, que segue para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), prevê a realização de ações anuais de conscientização, entre os dias 21 e 27 de outubro.

'Esta é uma luta permanente e temos que mudar nossos hábitos, recolhendo as garrafas pet, tampinhas e outros produtos. Isso, aliado ao trabalho dos agentes de saúde e outras ações, nos permitirá maior sucesso no combate ao mosquito', reiterou o parlamentar.

Renato Câmara é o coordenador da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Chikungunya e Zika, recém criada no âmbito da Assembleia Legislativo o objetivo de somar esforços no combate ao Aedes Aegypti e de discutir soluções para os graves problemas de saúde pública associados ao mosquito. Por meio da Frente, os parlamentares irão colaborar com o debate sobre a necessidade da mobilização social na luta contra o mosquito e contribuir com a articulação entre a Assembleia, o governo estadual, prefeitos, instituições e sociedade no enfrentamento das doenças causadas pelo Aedes.

CASOS

Conforme Boletim Epidemiológico Nacional divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de casos de dengue em Mato Grosso do Sul, nos três primeiros meses do ano, teve aumento de 912,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre 1º de janeiro e 18 de março, foram registrados mais de 10 mil casos de dengue no Estado, contra 999 notificados durante o mesmo período de 2018.