Geral

Bonito entra na lista de destinos turísticos favoritos dos russos no Brasil

Proposta de ampliar as opções de destinos turísticos para os russos inclui Mato Grosso do Sul entre as novidades


O Cônsul Geral da Rússia, Yury Lezgintsev, ao lado da secretária e tradutora, a russa Anastasia Kharina (Foto: Paulo Francis)

Polo de ecoturismo conhecido mundialmente, repleto de paisagens naturais, grutas, cavernas, rios para mergulhos e flutuação, cachoeiras, dolinas e fauna exuberante. Assim é o município de Bonito, distante 297 km de Campo Grande, que vai passar a fazer parte de uma lista de destinos mapeados pelo governo da Rússia no Brasil para sugerir ao povo russo como opção de viagem de férias.

“A Rússia tem uma economia em pleno crescimento, apesar de toda a situação atual piorada com as sanções comerciais impostas por países do Ocidente, sem base legal para isso, e no ano passado o nosso PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 2,3%. São números positivos que vão refletir no aumento do fluxo de turistas russos para o exterior e nós queremos abrir a região de Bonito para que os turistas russos venham conhecer suas belezas naturais', disse o Cônsul Geral da Federação da Rússia em São Paulo, Yury Lezgintsev, ao canal de turismo Lugares Por Onde Ando, do Campo Grande News.

Em Mato Grosso do Sul desde segunda-feira (01), Yury Lezgintsev chegou ontem à tarde em Bonito, e nesta quarta-feira ele pretende concluir com autoridades locais o levantamento sobre o potencial turístico do município e região.

“Estamos aqui para falar sobre as intenções das agências russas de turismo, e como entidade pública queremos o máximo de informações porque vamos divulgar Bonito o máximo possível para as nossas agências de viagens e todos os responsáveis pela área de turismo na Rússia', ressaltou o Cônsul Geral, no cargo desde o dia 16 de dezembro de 2017.

Dados da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) revelam que no ano passado, dos 23 milhões de russos que viajaram pelo mundo e gastaram algo em torno de R$ 105 milhões, apenas 27 mil visitaram o Brasil. “Os russos ainda preferem viajar de férias para países europeus próximos da Rússia, como Turquia e Grécia', afirmou Yury Lezgintsev.

A intenção do governo é ampliar as opções de destinos turísticos para os russos, incluindo Mato Grosso do Sul entre as novidades. Há expectativa de que investimento oficial e privado no reforço ao interesse pelo Brasil seja facilitado depois do contato dos russos com brasileiros durante a Copa do Mundo da FIFA em 2018. “Já há uma tendência de escolhas por países da América do Sul, inclusive o Brasil', revelou o cônsul.

No Mundial de futebol disputado na Rússia a Embratur fez uma campanha batizada de “Happy by Nature' (Felizes por Natureza, em tradução livre) que reuniu diversas atrações culturais, incluindo a participação de artistas consagrados, com o objetivo de apresentar o conceito de brasilidade e atrair turistas russos. O show do cantor Diogo Nogueira em cima de um ônibus estilizado a partir da praça Bolotnaya, no centro de Moscou, dia 26 de junho, véspera do jogo do Brasil diante da Sérvia, por exemplo, atraiu milhares de pessoas pelas ruas da capital russa.

APOIO POLÍTICO LOCAL - O cônsul geral da Rússia disse que conta com o apoio das autoridades de Mato Grosso do Sul para os turistas do seu país que quiserem vir conhecer as belezas naturais sul-mato-grossenses. Na passagem por Campo Grande ele foi recebido pelo governador Reinaldo Azambuja e pelos secretários de Estado Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), e também pelo prefeito Marquinhos Trad.

“Sem dúvida o apoio político é importante e por isso nossa primeira preocupação foi estabelecer contato direto com as autoridades locais para discutir possibilidades de cooperação não só na área de turismo, mas também no setor de comércio, intercâmbio econômico e desenvolvimento de laços culturais entre a Rússia e os brasileiros desta região', declarou ele.