Campo Grande

Município de Itaporã iniciou à campanha de vacinação contra gripe nesta quarta-feira, 10 de abril

Criancas de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias e gestantes e puerperais e profissionais da saúde que são os primeiros a serem imunizados


Vacinação contra gripe começou em Itaporã, confira os grupos prioritários

A Prefeitura de Itaporã, por meio da gerência Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira, 10 de Abril, a vacinação contra a influenza, no contexto, da 21ª campanha nacional. A coordenadora de imunização Luciany Casadia, explicou que a vacinação iniciou pelos grupos prioritários de crianças com idade de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias e gestantes e puérperas e profissionais da saúde que são os primeiros a serem imunizados .

Em Itaporã o publico alvo é de 5.903 pessoas e a vacinação terá como prioridade os grupos elencados pelo Ministério da Saúde. O Dia D de vacinação está previsto para 4 de maio e o cerramento da campanha está programado para o dia 31 de Maio.

Crianças de 6 meses a 2 anos- 371, Crianças de 2 a 4 anos e 4 anos 11 meses e 29 dias 1243, Crianças de 5 anos a 5 anos 11 meses e 29 dias 438, Trabalhadores da Saúde 321, Gestantes 185, Puérperas até 45 dias após o parto – 30, Idosos 2.136, Comorbidades 993, Professores 186, um Total de 5.903

Durante toda a campanha de vacinação de crianças e gestantes também ocorrerá à atualização da caderneta de vacinação com a oferta de demais vacinas constante no calendário nacional. A partir do dia 22 de abril todos os demais grupos prioritários receberão a dose contra a influenza.

Conforme Luciany Casadia, para receber a vacina usuários deve comparecer com documentos de identificação de atestado para os portadores de doenças crônicas e cartão de vacinação para gestantes ou crianças.

Devido às classes que não são beneficiadas com a vacina sempre a transtorno e a recomendação feita pelo Ministério da Saúde é ter muito cuidado com as mãos, manter locais arejados, evitar locais com acúmulo de pessoas e o mais importante incentivarem as pessoas que estão nos grupos prioritários a se vacinar, finalizou Luciany

Conforme explica o gerente municipal de saúde, Dogmar Angelo Peteck, a vacina em questão é importante porque evita algumas complicações causadas pelo vírus influenza, como pneumonia e doenças cardíacas. Assim, ao tomar a vacina, a pessoa não se protege apenas contra a gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte.

Em Itaporã, Segundo a gerencia municipal de saúde, a vacina poderá ser feitas em todos os postos de saúde, inclusive nos distrito de Montese, Piraporã, Santa Terezinha e Carumbé com posto volante. Qualquer dúvida sobre grupos prioritarios e data de vacinacao, as pessoas deverão procucar UBS da sua localidade.

 

Redacao/Itaporã Agora