Entretenimento

Com congressos, Bonito-MS receberá pelo menos 10 mil visitantes em busca de networking

Bonito Convention & Visitors Bureau capta eventos que movimentam baixa temporada


Com congressos, Bonito-MS receberá pelo menos 10 mil visitantes em busca de networking

A cidade de Bonito já foi eleita 14 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela revista Viagem & Turismo, sendo 12 delas consecutivas. Em Mato Grosso do Sul não há quem nunca tenha visitado ou pelo menos ouvido falar das belezas naturais da região, que oferece mais de 50 atrativos turísticos, dentre eles, flutuações, cachoeiras, grutas, balneários e muitos outros.

Em época de baixa temporada, no entanto, o número de turismo sofre uma diminuição, o que coloca em risco a manutenção dos empregos dos habitantes locais. Para fomentar a economia na cidade nesses períodos, o Bonito Convention & Visitors Bureau (Bonito CVB) está apoiando a realização de eventos e congressos de diferentes segmentos. Para 2019, 11 eventos já estão confirmados, todos captados com apoio do Bonito CVB e, em 2020, dois congressos internacionais acontecerão na cidade. "São congressos que vão ocorrer na baixa temporada e trarão à cidade cerca de dez mil pessoas só este ano. Isso ocupa dezenas de hotéis e movimenta o setor hoteleiro, o comércio e o ecoturismo", comenta Tânia Van Der Sand, presidente do Bonito CVB. 

O Bonito CVB é uma associação sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Mais de 60 empresas estão associadas, contribuindo para que o fluxo turístico em períodos de baixa temporada aumente. Isso ajuda a fortalecer a economia, gerando empregos e renda para a comunidade local. A entidade trabalha na captação de eventos para a cidade, por meio de parcerias com diversas entidades de Mato Grosso do Sul, sobretudo universidades, associações médicas e outras instituições. "Pesquisamos quais eventos temos interesse em trazer para cidade e, uma vez identificados, buscamos as entidades sul-mato-grossenses que irão participar. Por exemplo, se queremos captar um evento de engenharia elétrica, buscamos quais departamentos, professores e coordenadores participarão, entramos em contato e propomos uma parceria para irmos juntos apresentar a candidatura para trazer o evento para Bonito. As parcerias são muito importantes, pois nunca trabalhamos sozinhos", explica Rodrigo Coinete, diretor comercial do Centro de Convenções de Bonito, que faz parte do Bonito CVB.

Bonito tem tido cada vez mais destaque no circuito de congressos acadêmicos e profissionais, pois oferece muitos benefícios aos visitantes. "Além dos atrativos turísticos, a cidade é segura e o fato de ser pequena facilita muito o networking entre os participantes, aumentando o envolvimento e facilitando ao indivíduo conhecer nossos parceiros ou possíveis clientes. A infraestrutura é boa e o deslocamento dentro da cidade é muito tranquilo. Outro ponto positivo é que Bonito conta com voos diretos de Campinas, um grande hub de conexões para todo o Brasil", pontua Coinete. 

Â