Geral

Afinal, a água de Campo Grande é ou não envenenada por agrotóxicos?

Meio Ambiente 18/04/2019 07:53 Afinal, a água de Campo Grande é ou não envenenada por agrotóxicos? Recentemente o Campo Grande News denunciou escassez de laboratórios independentes que realizem análises na água e em alimentos


Alexandra Pinho, pesquisadora e professora doutora do curso de Biologia da UFMS. (Foto: Marina Pacheco)

Um estudo levando em consideração a base de dados do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano) ligado ao Ministério da Saúde, deixou moradores de diversos municípios do Brasil assustados, inclusive, em Campo Grande. De difícil acesso para a maioria da população, as informações do sistema que reúne os resultados de análises da água brasileira com base em 91 parâmetros foi alvo de investigação que apontou a presença de substâncias perigosas para a população.

Publicada pela Agência Pública nesta semana, a investigação concluiu que foram detectados na água de Campo Grande a presença de 27 tipos agrotóxicos, que a lei obriga as concessionárias a acompanherem de perto para não ultrapassarem a quantidade aceitável.

Recentemente o Campo Grande News denunciou escassez de laboratórios independentes que realizem análises na água e em alimentos, conforme avaliação da pesquisadora e professora doutora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Alexandra Pinho.

Em relação às análises realizadas na água, a pesquisadora atenta para a falta de informação sobre a concentração dos agroquímicos. De acordo com Alexandra, os dados não são claros, pois os resultados dizem apenas que a quantidade é menor que o valor estabelecido na lei.

Diante desse cenário, a reportagem procurou a Águas Guariroba, concessionária responsável pela captação, tratamento e distribuição de água em Campo Grande, para esclarecimento sobre os dados.

Incógnita - O gerente de tratamento da Águas Guariroba Clayton Bezerra explicou que o Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 5 determina entre várias normas, quais parâmetros, métodos e as quantidades mínimas permitidas de tais parâmetros podem estar presente na água. Em relação aos 27 agrotóxicos analisados, segundo a concessionária, os resultados não apontam concentração superior ao “limite de quantificação” definido na legislação.