Economia I

MEC prorroga novamente o prazo de seleção da lista de espera do Fies

O prazo para a pré-seleção de candidatos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) vai ser prorrogado para 10 de maio

O prazo para a pré-seleção de candidatos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) vai ser prorrogado para 10 de maio. Inicialmente, a data final para a convocação dos pré-aprovados terminaria em 10 de abril, mas, por causa de atrasos provocados por falhas no sistema do programa, ele já tinha sido prorrogado e terminaria nesta terça-feira (30).

Segundo a pasta, a medida deve ser publicada na edição desta terça do "Diário Oficial da União".

"Todos os candidatos inscritos que não foram pré-selecionados em chamadas anteriores estão participando automaticamente da lista de espera. O acompanhamento de eventual pré-seleção deve ser realizado por meio da página do Fies", disse o ministério, em nota.

O MEC não informou, nesta segunda-feira (29), quantas vagas ainda estão remanescentes, ou seja, ainda não se transformaram em contratos de financiamento já assinados, ou foram preenchidas por candidatos pré-selecionados, que estão no processo de confirmação da documentação e fechamento do contrato.

Neste semestre, foram oferecidos 100 mil contratos de financiamento a juro zero. Para participar dessa modalidade do programa, os candidatos precisam cumprir diversas etapas. Primeiro, é preciso se inscrever no sistema do Fies e passar pela pré-seleção. Uma vez pré-selecionado, o candidato precisa apresentar documentos que comprovem os requisitos de participação no fundo, como renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês e nota mínima de 450 pontos nas provas do Enem, sem zerar a redação.

Só 16% fechados até 10 de abril

No total, o MEC diz que quase 350 mil pessoas se inscreveram no Fies neste semestre. O cronograma do programa incluiu uma chamada única de pré-selecionados, e as chamadas na lista de espera.

No caso da lista de espera, os candidatos pré-selecionados têm cinco dias úteis para apresentar os documentos e concluírem a contratação do financiamento.

Segundo um levantamento obtido pelo G1 junto ao ministério, até 10 de abril apenas 15.784 contratos haviam sido fechados, considerando o prazo da chamada única do Fies, divulgada em 25 de fevereiro, e o prazo inicial para pré-seleção da lista de espera.

Outros 52.931 candidatos estavam, em 10 de abril, no meio desse processo de contratação desse financiamento. Isso quer dizer que eles podem ou não conseguir concluir a inscrição e de fato assinar o contrato.

Isso quer dizer que, naquele dia, 31.285 vagas estavam remanescentes.

Desde então, o número de vagas remanescentes pode ter diminuído ou aumentado, já que os 52.931 candidatos em processo de contratação podem não ter conseguido fechar o contrato.

Prazos prorrogados

Inicialmente, o prazo final para que os candidatos fossem selecionados pela lista de espera terminaria em 10 de abril, mas ele foi prorrogado até o dia 30 deste mês, segundo anunciou o MEC.

"Todos os candidatos inscritos que não foram pré-selecionados em chamadas anteriores estão participando automaticamente da lista de espera. O acompanhamento de eventual pré-seleção deve ser realizado por meio da página do Fies", informou a pasta, em nota.

Já considerando a chamada regular, os prazos para que os candidatos pré-selecionados finalizassem a contratação foi prorrogado mais de uma vez pelo governo federal, depois que problemas no sistema impediam que os estudantes conseguissem concluir a contratação.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a orientação é que as instituições aceitem a frequência dos estudantes no curso de graduação enquanto o processo não é concluído, mesmo que o prazo já tenha passado. Isso vale, segundo o FNDE, apenas para os candidatos que atendam "os demais requisitos para concessão do financiamento".