Dourados

Com foco na capacitação, 55ª Expoagro terá mais de 80 palestras e eventos técnicos

Programação inclui simpósios, oficinas e mesas redondas voltadas à atualização e capacitação do produtor rural; evento será de 10 a 19 de maio


Com foco na capacitação, 55ª Expoagro terá mais de 80 palestras e eventos técnicos

Um dos principais destaques da 55ª Expoagro, promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, será a ampla programação técnica.  Durante a feira, que acontecerá de 10 a 19 de maio, serão mais de 80 eventos paralelos que tem como foco a capacitação e a atualização do produtores e empresários rurais, trabalhadores e consultores. Toda a programação técnica é gratuita, com emissão de certificado aos participantes.

Logo no primeiro dia da feira, a Fundação MS abre a programação técnica com a tradicional apresentação de resultados da safra 2018/2019, debatendo inclusive as variedades utilizadas, adubação e todos os tratos culturais utilizados na produção.

No dia 13 de maio, segunda-feira, o Simpósio de Agricultura irá debater o potencial da soja na produção de até 100 sacas por hectare. Promovida pelo Grupo Plantio na Palha em parceria com o Sindicato Rural de Dourados e empresas de insumos agrícolas, o evento debate os desafios e as alternativas em busca da melhor produtividade.

Um dos temas mais esperados é a digitalização da agricultura, que será pauta de palestra no dia 14 de maio, terça-feira. O pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, da Embrapa em São Carlos (SP), irá apresentar relatos sobre o uso da tecnologia no campo o levantamento de informações como controle de pragas, doenças e deficiência nutricional das plantas. 

O tradicional Painel de Assuntos Econômicos é outro destaque na programação e irá acontecer no dia 15 de maio, quarta-feira, com a presença de um economista do Banco do Brasil e equipes da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), que irão debater o FCO e as linhas de financiamento para o agronegócio. Ainda durante o evento, o pesquisador Evaristo de Miranda, da Embrapa em Campinas, irá apresentar dados confirmados pela Nasa de que no Brasil a agropecuária ocupa apenas 17% do território nacional.  

No dia 16 de maio, quinta-feira, acontece o XXII Simpósio de Ovinocultura, que este ano pretende reunir pelo menos mil pessoas para debater a produção de carne, leite e produtos para a indústria alimentícia. 
A programação técnica da 55ª Expoagro inclui ainda o 3º Ciclo de Palestras Direito e Agronegócio, com 16 palestras jurídicas para orientação do produtor rural, e também os dias de campo e giros tecnológicos do projeto Fazendinha com foco na piscicultura, produção de leite e hortifrúti.  

O vice-presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, responsável pela programação técnica, comenta a importância da participação de agricultores, empresários rurais e profissionais que atuam no campo. “A agricultura é muito dinâmica e nestes 10 dias iremos abordar temas importantes e atualizados. É importante que o produtor rural participe e leve estas informações para a sua propriedade em busca de minimizar custos e aumentar a produtividade”, afirma.

Sobre a Expoagro
A 55ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz e é organizada pela Agropec Eventos.

A feira conta com o patrocínio do Sicredi, São Bento Incorporadora, Senar, Unigran, Hotel 10, Ibis Hotel, Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Aced, Senar e Famasul.

Ingressos e passaportes
Os ingressos e passaportes para os shows podem ser adquiridos pelos sites expoagrodourados.com.br e ingressonacional.com.br

Siga a Expoagro nas redes sociais: Instagram: @expoagrodouradosoficial e facebook.com/expoagrodouradosoficial.

,