Mato Grosso do Sul

Três Lagoas informa a população a confirmação de mais cinco casos por Gripe Influenza A, tipo H1N1

Sete casos já foram notificados na Cidade até o momento, sendo que destes um ocasionou em óbito


Três Lagoas informa a população a confirmação de mais cinco casos por Gripe Influenza A, tipo H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, informou na manhã deste sábado (27), a incidência de mais cinco casos confirmados por Gripe Influenza A, tipo H1N1. Com estes somam-se até o momento em Três Lagoas sete casos, sendo que um ocasionou em óbito.

Neste novo laudo apresentado pela SMS, três adultos e duas crianças (uma menina de 12 anos e um menino de 10) foram diagnosticados com a doença. Nos casos adultos dois são do sexo masculino (48 e 81 anos) e um feminino (37). Todos encontram-se em tratamento e recuperação.

O setor de Vigilância Epidemiológica investiga os casos suspeitos e realiza o monitoramento. 

PREVENÇÃO

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, Georgia Medeiros de Castro Andrade, o setor de Promoção da Saúde realizará palestras de prevenção e orientação nas escolas, creches e outras unidades. Já nas unidades de saúde e clínicas foram afixados cartazes de orientação e prevenção ao H1N1.

“É importante a divulgação nas mídias para a orientação e prevenção, além das pessoas ficarem atentas aos sintomas tais como: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, coriza, tosse, vômito e diarreia”, destacou.

A transmissão se dá por meio das mãos das pessoas que pode carregar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos. Entre as medidas de prevenção está lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel para assepsia das mãos, não compartilhar utensílios de uso pessoal e ao tossir e espirrar proteger com uso de um lenço.

Os profissionais da saúde orientam que ao aparecem os sintomas é aconselhável procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente para o diagnóstico médico e tratamento adequado.

“O setor de Vigilância Sanitária vai enviar um resumo das atividades que irão desenvolver sobre a orientação do uso de álcool em gel nos estabelecimentos, tudo para prevenção e segurança de todos”, informou a diretora. 

VACINA 

Georgia informou ainda que a vacina está disponível nas unidades de atenção básica do Município tais como as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF); Unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS); unidades Básicas de Saúde (UBS) geralmente das 8h30 às 10h30 e das 13h às 15h30. Já no Centro de Especialidades Médicas (CEM) o horário de atendimento é das 8h às 15h).

Seguindo o calendário nacional, até 31 de maio, as unidades de saúde darão prioridade para receber a vacina pessoas com mais de 60 anos; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; mães no pós-parto (até 45 dias); pessoas com necessidades especiais; doentes crônicos; professores e profissionais da saúde.

O Dia D, em que serão atendidos todas as pessoas dos grupos prioritários, está agendada para o dia 04 de maio (sábado).

Segundo os profissionais da Saúde, este ano a vacina possui propriedades “trivalente”, ou seja, a vacina imuniza as pessoas contra os dois tipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra o vírus da Influenza B.