Política

Cratera na Presidente Vargas faz um mês com bloqueio e sem previsão de conserto

Inicialmente, a Prefeitura de Dourados chegou a declarar que daria solução para o problema em 15 dias


Cratera que bloqueia Avenida Presidente Vargas foi descoberta há um mês (Foto: Adalberto Domingos)

A enorme cratera que provocou bloqueio total de trecho da Avenida Presidente Vargas completa nesta quinta-feira (2) um mês desde que foi descoberta. Inicialmente, a Prefeitura de Dourados chegou a declarar que daria solução para o problema em 15 dias. Contudo, recuou e a mais recente declaração sobre o caso, feita pelo gestor de obras públicas do município, o engenheiro Jorge Hamilton Torraca, aponta a necessidade de R$ 500 mil para uma obra com três meses de duração.

Incapaz de executar esse serviço com recursos e mão de obra próprios, o governo da prefeita Délia Razuk (PR) pediu ajuda ao Governo de Mato Grosso do Sul, que já socorreu a segunda maior cidade do Estado com investimento superior a R$ 22 milhões para recapear as principais avenidas (Marcelino Pires, Weimar Gonçalves Torres e Joaquim Teixeira Alves, além de parte da Hayel Bon Faker).

Passado um mês desde a descoberta da cratera sob a pista da Presidente Vargas, porém, não há sequer previsão para que mais esse problema enfrentado por Dourados seja solucionado. Com o bloqueio no trecho entre as ruas General Câmara e Suíça, o tráfego que permite a saída ou entrada do município precisa ser feito por rotas alternativas com menor capacidade de fluidez.

No dia 2 de abril, quando a prefeitura anunciou a descoberta do buraco e consequente bloqueio da Avenida Presidente Vargas, o engenheiro Jorge Hamilton Torraca explicou que houve o solapamento do solo, provocando um complexo processo erosivo com uma cratera superior a 10 metros de profundidade.Â