Geral

55ª Expoagro: Oficinas do Projeto Fazendinha levam capacitação ao pequeno produtor

Oficinas de treinamento e giros tecnológicos mais uma vez irão orientar produtor nas áreas de hortifruti, piscicultura e produção de leite


55ª Expoagro: Oficinas do Projeto Fazendinha levam capacitação ao pequeno produtor

Mais uma vez, o Projeto Fazendinha irá oferecer uma série de oficinas de capacitação como parte da programação da 55ª Expoagro. As oficinas são voltadas aos produtores rurais nas áreas de hortifruti, piscicultura e produção de leite, com o objetivo de levar capacitação e buscar o aprimoramento da produção nestas áreas. Promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, a 55ª Expoagro acontecerá de 10 a 19 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Serão três dias dedicados às oficinas de capacitação do projeto Fazendinha, nos dias 15, 16 e 17 de maio. No período da manhã, os produtores poderão participar das oficinas de treinamento nas três áreas oferecidas pelo programa; após o almoço, o produtor poderá tirar dúvidas e também fazer um giro tecnológico na feira para conhecer as tecnologias aplicadas no setor. O Projeto Fazendinha é uma parceria entre Sindicato Rural, Famasul e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

No programa Hortifruti Legal, as oficinas de capacitação acontecerão nos dias 15, 16 e 17 de maio e irão abordar o cultivo protegido de hortaliças em hidroponia; adubação verde e tecnologias de aplicação; produção de hortaliças e frutos com tecnologias de irrigação; cultivo de banana, goiaba, acerola, figo, cajá manga, cambuci e rambutão e ainda a implantação e condução de citros, cacau, cupuaçu e acaí.

Já no programa voltado à piscicultura, haverão duas oficinais. A primeira delas é sobre filetagem de peixe, onde os participantes poderão executar a filetagem dos peixes criados em cativeiro no Parque de Exposições. Os produtores também receberão orientações sobre como cuidar da água da piscicultura para evitar problemas como fungos e doenças. Estas oficinas serão realizadas nos dias 16 e 17 de maio, incluindo visitas técnicas aos tanques de produção e também à área expositora da 55ª Expoagro.

O programa AteG Mais Leite irá oferecer oficinas de capacitação nas seguintes áreas: manejo rotacionado da planta kurumi; produção de silagem a partir de milho, sorgo, rama de mandioca e capiaçu; controle estratégico de ectoparasita, onde serão abordadas técnicas para controle do carrapato nos bovinos e também a irrigação das pastagens.

Segundo o coordenador técnico do Sindicato Rural, Carlos Flores, as oficinas são uma oportunidade de aprendizado para os produtores rurais, que poderão adotar novas tecnologias para alavancar a produção. “Muitos produtores já utilizam as tecnologias do Fazendinha em suas propriedades, com grande êxito. A cada ano, nosso objetivo é aprimorar a produção e garantir que o produtor alcance índices ainda melhores em sua atividade”, garante.

Projeto Fazendinha

O Projeto Fazendinha foi criado há 18 anos com o objetivo de ocupar o espaço do Sindicato Rural para a oferta de cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas do setor agrícola. Hoje, quase duas décadas depois, o trabalho já é uma vitrine nacional, servindo de exemplo para outros municípios.

"Nós buscamos sempre trazer temas relevantes para o produtor, desde o manejo, sistema de plantio e tudo o que é novidade dentro do setor agrícola. O objetivo é justamente levar esta capacitação, sempre em busca de uma produtividade mais eficiente e com melhores resultados", garante Carlos Flores.

Sobre a Expoagro

A 55ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz e é organizada pela Agropec Eventos.

A feira conta com o patrocínio do Sicredi, São Bento Incorporadora, Senar, Unigran, Hotel 10, Ibis Hotel, Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Aced, Senar e Famasul.

Ingressos e passaportes

Os ingressos e passaportes para os shows podem ser adquiridos pelos sites expoagrodourados.com.br e ingressonacional.com.br

Siga a Expoagro nas redes sociais: Instagram: @expoagrodouradosoficial e facebook.com/expoagrodouradosoficial

 

Fotos: Divulgação

Legenda: Oficinas do Fazendinha levam capacitação ao pequeno produtor nas áreas de hortifruti, piscicultura e produção de leite

 

-- 

55ª Expoagro
Sindicato Rural de Dourados