Política

Após atrito, Londres tenta desfazer ‘trapalhada’ de Claro e evitar desfragmentação do G-10

Deputados alegam que Gerson Claro foi autoritário


Londres diz que o momento pede cautela (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Líder do bloco, o veterano Londres Machado (PSD) tenta atenuar crise entre os colegas e evitar que o G-10, que reúne maior número de parlamentares da Assembleia Legislativa, seja desfragmentado, após ‘trapalhada’ do vice-líder, Gerson Claro (PP), acusado de comportamento autoritário durante a ordem do dia desta quinta-feira (2).

Ausente na ocasião, mas comunicado por Antônio Vaz (PRB) – que ficou notadamente descontente com a atitude do ex-diretor do Detran-MS –, Londres convocou uma reunião para a próxima terça-feira (7), mas tentar desfazer o desembaraço causado pelo pepista.

Inconformados com o comportamento do vice-líder, Neno Razuk (PTB) e João Henrique Catan (PR) questionaram a decisão e ameaçam abandonar o bloco, alegando que atitudes como a de Claro desvirtuam o ideal do grudo, que segundo eles, seria justamente a democracia antes de qualquer tomada de decisão, independente da obrigatoriedade regimental.

Suposto comportamento antidemocrático de Claro pode ser um dos motivos da saída de Evander Vendramini (PP) – seu correligionário ­­–, revelada por Neno e Catan. Argumentando que “o momento pede cautela pelo desentendimento dos companheiros”, Londres afirma que ainda não foi comunicado da possível saída de Evander, mas ainda crê da dissolução do revés.

“Vamos discutir a criação de normas para padronizar decisões do bloco, embora o líder, regimentalmente, não precise de autorização dos colegas”, argumentando que o ideal seria que o grupo seja ouvido antes de qualquer manifestação do líder. “Temos uma convivência muito boa, o primeiro desentendimento foi agora, não tem motivo muito relevante para acontecer isso [dissolução do grupo].