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Escolas do Sesi de Naviraí e Três Lagoas lançam tema do Torneio Interclasse de Robótica 2019

A competição propõe que estudantes com idade entre 9 a 16 anos sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida


Escolas do Sesi de Naviraí e Três Lagoas lançam tema do Torneio Interclasse de Robótica 2019

As escolas do Sesi de Naviraí e de Três Lagoas lançaram, nesta quinta-feira (02/05), o tema deste ano do Torneio Interclasse de Robótica - First Lego League: “Architecture City Shaper – E Se Você Pudesse Construir um Mundo Melhor? Por Onde Você Começaria”. A competição propõe que estudantes com idade entre 9 a 16 anos sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados com a tecnologia Lego Mindstorms EV3 e NXT.

 

Em Naviraí e Três Lagoas, os alunos foram reunidos em times de até dez integrantes, que representam os times das duas escolas do Sesi e, sob a orientação de um professor-técnico e mentor, usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. Os competidores desenvolveram projetos de pesquisa inovadores que poderão, quem sabe, ajudar milhões de pessoas no futuro.

 

Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira. Na Escola do Sesi de Naviraí, neste ano, a cerimônia de lançamento do tema do torneio foi inovadora, pois os alunos convidaram para uma palestra o arquiteto Renan Rojas e o empreendedor Otavio Monteiro.

 

Primeiro, eles participaram de uma palestra sobre arquitetura inteligente, depois foram estimulados a pensar em soluções inteligentes levando em consideração a sociedade como um todo e, posteriormente, foram direcionados ao desafio de buscar soluções para problemas do cotidiano por meio da arquitetura inteligente. A cada resposta dada, os alunos eram direcionados para novas perguntas com o intuito de fazer com que eles pensassem em soluções não existentes ou não convencionais para os problemas do dia a dia.

 

“Momentos como esses que entregam comunidade e escola, são muito ricos, pois os alunos passam a perceber a conexão existente entre a escola e a sociedade, começam a perceber que a sua educação é conectada, que os conhecimentos ministrados na escola fazem parte de um arcabouço social e que não são lineares”, destacou a diretora Paula Nudimila de Oliveira Silva.

 

Para o arquiteto Renan Rojas, do Estúdio DOA de Naviraí, ter a oportunidade de conversar e trocar experiências com jovens da Escola do Sesi foi um privilégio. “Falar de coisas que amo e julgo importantes para o desenvolvimento dos seres humanos e, em contrapartida, descobrir que existe um lugar cheio de gente interessada e motivada, aqui tão perto, é realmente impagável”, destacou.

 

Já a estudante Maria Luísa de Souza Estulano, do 9º ano do Ensino Fundamental, a palestra foi muito interessante. “Gostei da fala sobre reutilização de materiais e sobre o Projeto do Bairro de Madeira, bairro pensado para ser sustentável e construído com materiais naturais, o que eles pretendem criar é um espaço sustentável de integração de pessoas. Os palestrantes falaram bastante sobre arquitetura, o que contribuiu muito para pensarmos no tema do nosso Torneio de Robótica, que esse ano trata de Arquitetura Inteligente”, pontuou.

 

Três Lagoas

 

Na Escola do Sesi de Três Lagoas, os alunos foram convidados a irem ao Centro Empresarial da cidade para o lançamento do tema deste ano do Torneio Interclasse de Robótica, que será realizado nos dias 5 e 6 de maio. Os professores articuladores de projetos Bruna Barros Fernandes e Fernando Ferreira Anselmo apresentaram aos estudantes a dinâmica de trabalho no torneio, os valores que embasam a competição e orientaram sobre como as equipes devem se organizar e como devem trabalhar no projeto de pesquisa.

 

Participarão da competição as turmas dos alunos do Ensino fundamental II, também envolvemos os alunos da Educação Infantil Ensino Fundamental I e Ensino Médio. Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I participam com apresentações relacionadas ao tema para o público presente no dia do torneio e os alunos do Ensino Médio participam como mentores – auxiliando os times de cada turma e os professores padrinhos que são responsáveis por orientar os trabalhos dos alunos.

 

“Este é o 6º ano que realizamos o Torneio Interclasse de Robótica na Escola do Sesi de Três Lagoas. Observamos que a cada ano os alunos e a equipe responsável vêm se superando no que se refere a organização, pesquisas e desenvolvimento do trabalho. O tema do Torneio Interclasse de Robótica dessa temporada é muito inspirador e ao mesmo tempo desafiador. Isso é muito importante no sentido de fazer com que os alunos e professores se dediquem a pensar em soluções para problemas reais do cotidiano das cidades propondo inovações que possam contribuir para melhorar essa realidade”, pontuou a diretora Zuleica Alves Guimarães.

 

A professora Brunas Barros Fernandes, que leciona a disciplina de História e Empreendedorismos e é articuladora de robótica, destaca que a cerimônia de lançamento foi o “start” que faltava. “Durante a apresentação deu para notar que os alunos estavam prestando bastante atenção na fala dos articuladores.

Alguns demostraram tranquilidade diante do tema, já outros começaram a pensar no que poderiam fazer no mesmo momento. Quando mostramos o vídeo de anos anteriores, foi pura alegria e risadas. Fez refrescar a memória deles como o torneio é importante e divertido, já que a maioria traz uma história nessa competição”, declarou.

 

Na avaliação da estudante Helena Mell Passos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, o lançamento do tema do torneio deste ano foi como o esperado. “Os professores articuladores usaram uma linguagem que aproximassem os alunos e foi tudo muito bem explicado. Estamos no aguardo que o torneio corra ainda muito melhor que os outros, que também foram incríveis. O tema é interessante e um pouco complicado. Acho que a maior dificuldade das equipes vai ser trabalhar com um projeto de pesquisa coerente. Na minha opinião, os torneios são um ótimo meio de aproximar alunos e professores, ganhar conhecimento e se divertir”, falou.

 

O colega dela, Lucas Viscovini dos Santos, também aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, acrescenta que gostou do lançamento do tema. “Achei muito interessante. Acho que vai ser um torneio com bons projetos. Minha expectativa está alta. Com essa proposta que foi passada podem surgir também ideias que possam ser realizadas aqui na nossa cidade, ou quem sabe, em outras cidades, estados e países. Já estamos começando a pensar no nosso projeto. Estou empolgado e espero que seja um grande torneio, que todas as equipes tenham sucesso e que tudo corra bem”, finalizou.