Política

Detran-MS marca presença em lançamento de Maio Amarelo pelo GGIT

Campo Grande (MS) – Representantes do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) participam nesta terça-feira (7.5) do lançamento oficial da campanha Maio Amarelo, pelo Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT).


Detran-MS marca presença em lançamento de Maio Amarelo pelo GGIT

Campo Grande (MS) – Representantes do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) participam nesta terça-feira (7.5) do lançamento oficial da campanha Maio Amarelo, pelo Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT) . O tema escolhido para este ano é “No trânsito, o sentido é a vida”. As atividades terão início a partir das 8h30 no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 25 de dezembro. Na ocasião, haverá abordagem educativa com a distribuição de brindes.

O Maio Amarelo é um movimento internacional que nasceu em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) , decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, tornando este mês, referência mundial para o balanço das atividades voltadas para a segurança viária. O amarelo foi escolhido como referência ao sinal de trânsito que indica advertência, cuidado e atenção.

De acordo com a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, o tema, orientado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem o objetivo de promover uma reflexão junto à sociedade, a respeito da atitude de cada um no trânsito. “Essa atitude precisa ser tomada, considerando o trânsito como parte da nossa vida diariamente quando nos deslocamos. Importante ressaltar que cada atitude pode fazer a diferença na vida das pessoas”, enfatizou.

Elijane completa lembrando que este é um movimento da sociedade toda. “Convidamos todos a mobilizar-se e realizar ações. Nós, do Detran, estamos fazendo nossa parte com a promoção de atividades educativas em escolas e blitz com abordagens educativas”, concluiu.

A diretora ressalta ainda que, a partir do dia 13, estará disponível no site do Detran e redes sociais, um filme representando a importância das atitudes no trânsito como forma de mudar a vida das pessoas, tanto positivamente quanto negativamente. Esse material estará disponível para servir como base de trabalho e promover pequenos debates a respeito do comportamento seguro no trânsito.

Fiscalização

Em conjunto com a equipe de Fiscalização do Detran-MS, os gestores de educação estarão em ações realizadas aos domingos do Parque dos Poderes a partir do dia 11 de maio, das 7h às 13h. O local permanece fechado para o trânsito de carros neste período conforme a Lei Estadual Amigos do Parque, sob a supervisão do Detran-MS.

55ª Expoagro

A partir do dia 10, o Detran-MS estará com espaço para a divulgação da Campanha e demais atividades durante a 55ª Expoagro, no parque de exposições que fica na Rua Valério Fabiano, 100, bairro Jardim Alhambra em Dourados.

Workshop

O Maio Amarelo será finalizado no dia 29 com a realização do Workshop Crimes de Trânsito, previsto para começar às 14h no auditório da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul). Na ocasião, haverá palestras com representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e da própria Ordem dos Advogados. A ação será voltada para profissionais da área e acadêmicos. Haverá também, uma mesa redonda para debates sobre o assunto com representantes do Departamento de Trânsito do Estado e demais áreas.