Dourados

Sindicato Rural abre 55ª Expoagro e diz que entidade é a ‘casa do produtor’

Abertura oficial da maior feira agropecuária do Estado aconteceu neste sábado, em Dourados; autoridades destacaram a força do campo e criticaram invasões de terras


Abertura oficial da 55ª Expoagro aconteceu neste sábado, no auditório do Sindicato Rural de Dourados

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, abriu oficialmente na manhã deste sábado (11) a 55ª edição da Expoagro, considerada a maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul. Bastante prestigiada pelo público, a cerimônia contou, entre outras autoridades, com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Maurício Saito, e do secretário especial de Assuntos Fundiários do governo federal, Luiz Antonio Nabhan Garcia, que representou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, a 55ª Expoagro segue até o dia 19 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados.

Em seu discurso, o presidente Lucio Damália disse que o Sindicato Rural de Dourados é a casa do produtor e destacou a contribuição da feira em busca de melhores resultados no campo. “O Sindicato Rural é o ambiente propício para debater as causas do produtor. Todos os anos, trazemos para a feira as inovações da comunidade técnico-científica e incentivamos a atualização constante do produtor em defesa do seu negócio”, destacou.

Já o secretário especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan, defendeu o produtor rural, mesmo em meio a um cenário nem sempre favorável para a atividade.  “Não existe boi, não existe feira de agronegócio, não existe agricultura sem o produtor rural brasileiro”, defendeu, ao criticar as constantes invasões de terras, segundo ele provocadas por uma ‘política equivocada’ adotada pelos governos anteriores. “Hoje temos 144 propriedades rurais invadidas pelos índios no Mato Grosso do Sul. É inaceitável e um desrespeito aos nossos produtores”, afirmou. Ele também garantiu que as políticas adotadas pelo governo federal terão como foco a restituição destas propriedades e a aplicação rigorosa da lei.

O governador Reinaldo Azambuja falou sobre a importância do setor agro para o crescimento do país e o importante papel da cidade de Dourados na cadeia nacional.  “A gente fica feliz em ver a casa cheia, pátio cheio de maquinários; a modernidade aliada à pesquisa e tecnologia de ponta. Tudo isso a gente encontra aqui. Eu não tenho dúvidas de que o Brasil tem um horizonte de possibilidades”, discursou.

Ele falou ainda sobre os projetos da Rota Bioceânica, que passa por Mato Grosso do Sul através do município de Porto Murtinho. “Estamos virando um eixo de escoamento das nossas riquezas pelo Rio Paraguai. Nós vamos ter ali condições de tirar de 6 a 7 milhões de toneladas de produtos tanto in natura quanto industrializado. Isso muda um pouco o perfil das exportações”, disse ele. “Da porteira para dentro não tem nenhum produtor no mundo mais competente que o brasileiro e a gente sabe que o grande desafio é da porteira para fora. Nós precisamos criar condições para aumentar a competitividade no nosso setor. Isso demanda logística, investimento e boas parcerias”, finalizou.

Sobre a Expoagro

A 55ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz e é organizada pela Agropec Eventos.

A feira conta com o patrocínio do Sicredi, Banco do Brasil, São Bento Incorporadora, Senar, Unigran, Hotel 10, Ibis Hotel, Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Aced, Senar e Famasul.

A entrada é gratuita todos os dias até as 18h. Nos dias de show, a cobrança será feita a partir deste horário e nos demais, a entrada será franca.

Ingressos e passaportes

Os ingressos e passaportes para os shows podem ser adquiridos pelos sites expoagrodourados.com.br e ingressonacional.com.br. Pontos de venda: Banca do Jaime, Like (Shopping Avenida Center) e Boliva Conveniência.

Siga a Expoagro nas redes sociais: Instagram: @expoagrodouradosoficial e facebook.com/expoagrodouradosoficial