Dourados

55ª Expoagro: Simpósio de Agricultura debate fertilidade do solo e manejo de pragas no plantio direto

Evento organizado pelo Grupo Plantio na Palha reuniu produtores na 55ª Expoagro; grupo técnico do Sindicato Rural foi criado há 25 anos para difundir o plantio direto


55ª Expoagro: Simpósio de Agricultura debate fertilidade do solo e manejo de pragas no plantio direto

Resgatar as bases do plantio direto e seus benefícios para a agricultura, além de debater os desafios no manejo e controle de pragas foram os principais objetivos do Simpósio de Agricultura, promovido nesta segunda-feira (13) como parte da programação técnica da 55ª Expoagro, em Dourados. O seminário foi promovido pelo Grupo Plantio na Palha (GPP), criado em 1993 por profissionais da região com o objetivo de trocar experiências para aprimorar as técnicas de plantio e cultivo no Mato Grosso do Sul. A Expoagro é promovida pelo Sindicato Rural de Dourados e segue até domingo (19) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Voltado a produtores e profissionais da área, o simpósio de agricultura debateu temas como o manejo nutricional em áreas de fronteira, relações biológicas do solo, manejo nutricional da soja e para altas produtividades e os desafios no manejo de pragas na sucessão soja/milho. Os temas foram apresentados por pesquisadores conceituados e conhecidos pelo desenvolvimento do plantio direto, especialmente no cerrado brasileiro.

O engenheiro agrônomo Michael Araújo Oliveira, presidente do GPP, explica que o simpósio deste ano teve como foco a fertilidade do solo, com ênfase nas áreas de fronteira agrícola do Estado, como Jardim, Bela Vista, Bonito e Porto Murtinho – regiões onde o cultivo de soja começou há pouco tempo.

Outro tema abordado foi o controle de pragas e a rotação no manejo para enfrentamento de pragas e doenças. “Com o passar dos anos, as pragas da soja também começaram a atingir as lavouras de milho, e vice-versa. Ou seja, quem planta soja e milho precisa ficar atento e começar bem antes o controle das pragas”, garante.

Considerado o grupo técnico do Sindicato Rural de Dourados, o GPP foi criado há 25 anos por um grupo de produtores e técnicos com o objetivo de difundir as técnicas de plantio direto. “Nosso objetivo com o seminário é promover esta troca de experiências sobre o que vem dando certo, além de apresentar pesquisas e técnicas atuais que podem facilmente ser aplicadas na safra seguinte”, afirma, ao destacar que o simpósio integra toda a cadeia produtiva incluindo novos profissionais, pesquisadores e produtores.

Sobre a Expoagro

A 55ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz e é organizada pela Agropec Eventos.

A feira conta com o patrocínio do Sicredi, Banco do Brasil, São Bento Incorporadora, Senar, Unigran, Hotel 10, Ibis Hotel, Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Aced, Senar e Famasul.

A entrada é gratuita todos os dias até as 18h. Nos dias de show, a cobrança será feita a partir deste horário e nos demais, a entrada será franca.

Ingressos e passaportes

Os ingressos e passaportes para os shows podem ser adquiridos pelos sites expoagrodourados.com.br e ingressonacional.com.br. Pontos de venda: Banca do Jaime, Like (Shopping Avenida Center) e Boliva Conveniência.

Siga a Expoagro nas redes sociais: Instagram: @expoagrodouradosoficial e facebook.com/expoagrodouradosoficial