Dourados

Projeto Fazendinha leva duas mil crianças à 55ª Expoagro

Alunos da rede municipal de ensino estão visitando a feira agropecuária a convite do Projeto Fazendinha; entidades de Dourados e região também irão visitar a feira até domingo (19)


Projeto Fazendinha leva duas mil crianças à 55ª Expoagro

Estudantes de escolas públicas e entidades como APAE e Associação Pestalozzi de Dourados estão participando de visitas técnicas à 55ª Expoagro, que segue até domingo (19) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. As visitas fazem parte do Projeto Fazendinha, do Sindicato Rural de Dourados, e têm como objetivo mostrar a este público como é feita a produção no campo e também apresentar a estrutura do setor agropecuário. Alunos da rede pública em Itahum e grupos da terceira idade também irão participar das visitas.

Além de um representante de cada entidade, os grupos também são acompanhados por acadêmicos de Turismo da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Os grupos visitam os estandes, conhecem o Projeto Fazendinha e os cursos oferecidos pelo Senar/MS, além de conhecer os animais e maquinários apresentados pelos expositores.

De acordo com o responsável técnico do Sindicato Rural, Carlos Flores, as visitas acontecem todos os anos, sempre com grande participação de escolas e entidades. “É uma oportunidade para apresentar à zona urbana tudo o que é produzido no campo. Muitas crianças nunca viram um pé de tomate, por exemplo. Aqui, eles conhecem um pouco da realidade que para muitos está bem distante”, afirma. 

Nesta segunda-feira (13), 30 alunos do 6º ano da escola municipal Armando Campos Belo, no Jardim Santa Brígida, participaram da visitação ao Parque de Exposições. A coordenadora da escola, Tayaná Felizardo, elogiou a iniciativa do Sindicato Rural e disse que a atividade extracurricular é importante para tirar os alunos de dentro da sala de aula e sair da rotina. “Além disso, aqui eles conhecem um pouco do mundo do agronegócio. Sabemos que muitos não teriam condições de vir com a família, então com certeza é uma oportunidade muito interessante”, elogiou.

Para os alunos, a visita é pura diversão. A estudante Camila Valério, de 12 anos, conheceu a feira pela primeira vez e ficou encantada com tudo o que viu. “Gostei muito dos tratores, dos cavalos e também dos cachorrinhos disponíveis para doação. Quero levar um para casa”, disse ela.

Sobre a Expoagro

A 55ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz e é organizada pela Agropec Eventos.

A feira conta com o patrocínio do Sicredi, Banco do Brasil, São Bento Incorporadora, Senar, Unigran, Hotel 10, Ibis Hotel, Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Aced, Senar e Famasul.

A entrada é gratuita todos os dias até as 18h. Nos dias de show, a cobrança será feita a partir deste horário e nos demais, a entrada será franca.