Internacional

Cristina Kirchner será candidata à vice-presidência da Argentina

Anúncio surpreende por Cristina liderar intenção de votos


A ex-presidente Cristina Kirchner

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner anunciou neste sábado (18) que será candidata à vice-presidência na chapa liderada por Alberto Fernández, seu ex-chefe de gabinete. As eleições presidenciais acontecem em outubro.

“Estou convencida que esta chapa que propomos é a que melhor expressa o que neste momento a Argentina necessita para convocar os mais amplos setores sociais e políticos e econômicos também, não só para ganhar uma eleição, mas para governar”, declarou a atual senadora em vídeo divulgado no Twitter.

Segundo agências, trata-se de um passo surpreendente da ex-presidente, populista de esquerda, que era amplamente cotada como a principal oponente de Mauricio Macri, candidato à reeleição. Kirchner ainda tem base de seguidores e aparece na liderança das pesquisas de intenção de voto. Mas muitos argentinos têm receio do seu retorno à presidência. Ela ocupou o cargo entre 2007 e 2015.

Já atual presidente argentino vive sob pressão em meio a uma crescente recessão e uma inflação em alta, o que têm prejudicado o desempenho do líder pró-mercado nas pesquisas.