Campo Grande

Alunos da Escola Municipal Sônia Teixeira Paiva visitam câmara de vereadores e simulam sessão ordinária

Alunos e professores foram recepcionados na Câmara Municipal de Itaporã


Alunos da Escola Municipal Sônia Teixeira Paiva visitam câmara de vereadores e simulam sessão ordinária

Itaporã: Um burburinho diferente percorreu as dependências da Câmara Municipal no dia de hoje (06/06). Ao lado do vai e vem habitual de servidores da Casa, um grupo animado de crianças percorreu o paço legislativo, explorando com olhar curioso e moleque todos os recintos da Casa – do plenário aos gabinetes, das salas de reuniões ao memorial dos ex-vereadores.

A comitiva formada por alunos do quarto ano da Escola Sônia Teixeira Paiva, foram recepcionadas no período da manhã pela vereadora Célia Frota (DEM) e pelos parlamentares Adriano Martins, Márcio Lobo e Cascatinha.

Os alunos acompanhados das professoras, Marinalva Jesus da Silva, Odete Antônia de Lima de Deus e Anete Aparecida de Oliveira. “O objetivo [da visita] foi conhecer a função dos governantes e também praticar”, explicou a professora Marinalva Jesus da Silva. “E a criançada se envolve para valer: “Eles não veem a hora de participar”, conta Marinalva.

Para o vereador Márcio Lobo, que acompanhou a visita, esse tipo de atividade tem um impacto positivo na formação dos jovens. “É um incentivo para a criação de novos líderes”, considera, Márcio Lobo, que assumiu o papel de guia parlamentar, elogiou o interesse demonstrado pela turma: “Elas já vêm mais politizadas”, opina.

A presidente da Casa, vereadora Célia Frota (DEM), informou aos alunos que a Câmara de vereadores está sempre de portas abertas para aqueles que querem aprender um pouco mais sobre os trabalhos legislativos, explicando a independência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, colocando que é muito importante que jovens tenham interesse pela política, tendo em vista o futuro político do pais.

Logo após a explanação sobre atividades da casa, foi realizada uma simulação de sessão ordinária com os alunos para entender o processo legislativos.

Foi lida uma proposição da casa, aberto para discussão e posteriormente votação da matéria, os alunos que foram escolhidos para serem vereadores (as) na ocasião votar o texto e ainda tiveram a palavra livre para realizarem pedido em benefícios da comunidade.

Assessoria