Política

Projeto de Lei cria campanha permanente de combate à depressão

O deputado promoveu no mês passado na Assembleia uma audiência pública que debateu a importância e a necessidade de psicólogos e assistentes sociais


Deputado Marçal Filho é o autor do Projeto de Lei

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) apresentou nesta quinta-feira (06) na Assembleia Legislativa Projeto de Lei que institui a “Campanha permanente de informação, prevenção e combate à depressão” em Mato Grosso do Sul. A proposta busca manter de forma constante e ativa as ações de combate à doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo.

"É uma doença silenciosa e que afeta pessoas de todas as idades. Muitos não buscam ajuda, sofrem calados e por se tratar de um problema que se agrava aos poucos, o diagnóstico pode vir em um quadro já avançado, o que torna o tratamento mais complexo. Por isso, é preciso que a campanha seja permanente", explicou o parlamentar ao apresentar o Projeto de Lei.

Os objetivos da proposta são o de ampliar a informação e o conhecimento sobre a depressão, suas causas, sintomas, os meios de prevenção e de tratamento, incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes e combater o preconceito que cerca à depressão.

Conforme o projeto, a campanha também abordará patologias como transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e doenças correlatas ao tema. O Brasil é o primeiro país no ranking de casos de depressão na América Latina e aproximadamente 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, sofre com a doença. "Mato Grosso do Sul precisa atualizar suas políticas públicas a fim de colaborar com o diagnóstico e o tratamento desta doença séria que acomete cada dia mais nossa população", reforçou o deputado.

Equipe multidisciplinar

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, Marçal Filho reforçou a necessidade das crianças e adolescentes serem contemplados com ações a cerca da temática saúde mental. Ele defende a presença de profissionais interdisciplinares nas escolas, com ênfase aos setores de psicologia e assistência social, prestando auxílio aos profissionais da educação, estudantes e a família. 

“Precisamos conscientizar a população, através de procedimentos informativos, educativos, palestras, seminários e conferências, sobre os modos de combater e prevenir a depressão em todas as suas formas”, ressaltou Marçal Filho. O deputado promoveu no mês passado na Assembleia uma audiência pública que debateu a importância e a necessidade de psicólogos e assistentes sociais nas escolas e luta para essa proposta vire realidade.