Policial

Fuzilamento há um ano abriu série de execuções sem solução na Capital

Execução do PM reformado Ilson Martins de Figueiredo foi a primeira de quatro assassinatos com características de pistolagem


Carro da vítima levou rajada de tiros em 11 de junho de 2018. (Foto: Saul Schramm/Arquivo)

Segunda-feira, 11 de junho de 2018. A manhã começa em Campo Grande com a notícia que faz a Capital testemunhar um crime típico de fronteira. Numa ação rápida, um homem é fuzilado na avenida Guaicurus e pouco depois os veículos usados no crime são encontrados incendiados.

 Há um ano, a execução do policial militar reformado Ilson Martins de Figueiredo foi a primeira de uma série de quatro assassinatos com características de crime de pistolagem em Campo Grande, inquéritos depois avocados por uma força-tarefa criada pela Polícia Civil.

O grupo de investigação foi criado em 5 de novembro diante da gravidade dos crimes e da repercussão pública, “reclamando ações efetivas para o esclarecimento integral dos fatos”.

O inquérito policial 024/2018, que investiga a execução começou em sigilo máximo. A reportagem solicitou informações sobre o caso à Polícia Civil e não obteve retorno até a publicação da matéria. 

O crime – Gerente de Segurança e Polícia Legislativa da Assembleia, Ilson Figueiredo, 62 anos, seguia pela avenida Guaicurus, caracterizada por grande fluxo de veículos, no Jardim Moema, no começo daquela segunda-feira, 11 de junho de 2018. A vítima conduzia um Kia Sportage, que foi interceptado pelos atiradores e atingido por vários disparos.

O plano de execução inclui dois veículos: uma picape Fiat Toro e uma caminhonete Toyota Hilux. Os atiradores que interceptaram e fuzilaram o Kia Sportage estavam na picape. “Escutei um monte de estalo. Pensei em falar que era barulho de metralhadora, foi quando o carro bateu no muro e os caras desceram da picape e continuaram metendo bala”, relatou uma testemunha ao Campo Grande News no local do crime.

Na sequência, a caminhonete reduziu a velocidade e subiu no canteiro central da avenida. Com a execução, os dos veículos saíram em alta velocidade. Foram ao menos 45 tiros de fuzil AK 47 e fuzil 556 na porta do motorista do Kia Sportage. O carro bate em um muro e Ilson morreu no local.

Ilson no alto à esquerda e na sequência, no sentido horário, Matheus, Orlando e Marcel.  Ilson no alto à esquerda e na sequência, no sentido horário, Matheus, Orlando e Marcel.

No asfalto, foram localizados 18 projéteis das duas armas utilizadas na execução, além de um carregador de calibre 556 e um extensor de coronha (equipamento para diminuir o impacto do fuzil).