Policial

PF de Naviraí cumpre mandados em Paraná e São Paulo

4 mandados de prisão preventiva e 8 de busca e apreensão foram expedidos


Picape de um dos alvos da Operação Nota Fria - Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (19), a Operação Nota Fria que visa desarticular organização criminosa voltada à prática de contrabando e descaminho na fronteira. A Operação, coordenada pela Delegacia da PF de Naviraí, cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades dos Estados do Paraná e São Paulo. Nesta quarta-feira (19), quatro mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão nas residências dos investigados.

Segundo informações da Polícia Federal, as investigações tiveram início após cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de um dos investigados, que indicaram a existência da organização criminosa.

A análise de um celular apreendido demonstrou que os investigados atuam na prática dos delitos de contrabando e descaminho, com remessas de mercadorias, ao que tudo indica, até a cidade de São Paulo. Havia inclusive, um grupo de mensagens onde os investigados trocavam informações sobre a presença da polícia a nas estradas com o objetivo de evitar eventuais apreensões das mercadorias.

NOTA FRIA
O nome da operação refere-se ao modo utilizado pela organização para remessa das mercadorias, que utilizava notas fiscais frias de uma empresa de ar condicionado para dar aparência lícita à carga transportada.