Brasil

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado hoje 5 de julho, sexta-feira

Antes da votação dos destaques, os deputados aprovaram o texto-base da proposta.


Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado hoje 5 de julho, sexta-feira

A comissão especial concluiu na madrugada a votação da reforma da Previdência, e proposta vai ao plenário da Câmara. Maia celebra a '1ª vitória' e diz que quer finalizar o trâmite na Casa antes do dia 18. Estudo diz que Brasil tem 50 milhões de hectares ‘vazios’ para replantar árvores. O frio se intensifica, e o RS pode ter novo recorde de temperatura mínima.

Após mais de 16 horas de reunião, a comissão especial da reforma da Previdência da Câmara concluiu na madrugada desta sexta-feira a votação do parecer do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), com a aprovação das propostas de mudanças nas regras de aposentadoria.

O texto, porém, reduziu a economia prevista em 10 anos, de R$ 1,07 tri para R$ 990 bi.

A votação foi concluída depois que os deputados derrubaram a maioria dos 17 destaques apresentados pelas bancadas partidárias com o objetivo de promover alterações no texto. Outros 99 destaques foram rejeitados em bloco.

Antes da votação dos destaques, os deputados aprovaram o texto-base da proposta.

Agora, a PEC seguirá para o plenário da Câmara, onde terá de passar por dois turnos de votação e necessitará do apoio de pelo menos 308 dos 513 deputados. Depois, se aprovada, vai para o Senado.

A aprovação na comissão especial é apenas uma etapa no caminho que a reforma vai percorrer no Congresso: veja os próximos passos.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comemorou em uma rede social a aprovação do texto-base da reforma da Previdência na comissão especial. “A Câmara deu hoje um importante passo. Essa foi a nossa primeira vitória”, escreveu.

Maia disse que agora o caminho estará livre para iniciar as discussões no plenário já na semana que vem. “A partir da próxima semana, vamos trabalhar para aprovar o texto em plenário, com muito diálogo, ouvindo todos os nossos deputados, construindo maioria.”

O presidente da Câmara quer concluir o trâmite na Casa antes do recesso parlamentar, que começa no dia 18. Como é uma PEC, proposta que altera a Constituição, a reforma precisa ser aprovada duas vezes em plenário. É necessário o apoio de ao menos 308 dos 513 deputados. Após passar pela Câmara, a reforma será enviada ao Senado.

A polícia da Espanha liberou nesta sexta-feira (5) novas imagens dos 39 quilos de cocaína apreendidos com um militar da Aeronáutica brasileira que integrava a equipe de apoio à comitiva do presidente Jair Bolsonaro quando ele viajou ao G-20, no Japão. Uma foto da apreensão já havia sido publicada pelo jornal 'El País'. O segundo sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues foi detido pela Guarda Civil espanhola ao chegar ao aeroporto da capital da Andaluzia em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Brasil tem 50 milhões de hectares disponíveis para o reflorestamento em locais que não estão cobertos nem por zonas urbanas, nem por florestas, nem pela agricultura. Esta área é formada por terras degradadas, seja devido ao desmatamento, ou pelo abandono após a agricultura, e poderia receber mudas de árvores para ajudar a mitigar o aquecimento global, segundo um estudo publicado na revista Science.

Em todo o mundo, a área disponível para o reflorestamento soma 0,9 bilhão de hectare. Neste espaço caberia 1,2 trilhão de novas mudas. Elas seriam capazes de absorver 205 gigatoneladas de carbono, segundo os pesquisadores -- um pouco abaixo das 300 gigatoneladas já emitidas pela humanidade desde 1800.

Frio se intensifica, e Rio Grande do Sul pode ter novo recorde de temperatura mínima nesta sexta. De acordo com a Somar Meteorologia, a chegada de uma nova frente fria vai derrubar a mínima para -2ºC na Serra gaúcha e na Fronteira Oeste. As máximas também estarão mais baixas, e há condição de geada em quase todo o estado.

A chuva que começou na madrugada de quinta-feira não deu trégua em São Paulo e provoca alagamentos e bloqueios na cidade hoje. A Marginal Tietê está interditada na região da Ponte das Bandeiras, em ambos os sentidos, por causa de um alagamento.

Estradas

Também há um bloqueio por alagamento na Rodovia Anhanguera, região de Cajamar. A Tamoios tem trecho de serra interditado devido ao risco de deslizamento de terra. Há congestionamentos em todos esses locais.

Pesquisa de empresa de recrutamento de cargos de média e alta gerência mostra que 91% das empresas contratariam um profissional com 50 anos ou mais. De acordo com o 8º Índice de Confiança, estudo trimestral que mapeia o sentimento dos profissionais qualificados com relação ao mercado de trabalho atual e futuro, as áreas mais propensas a receber um funcionário com curso superior e nesta faixa etária são: Administrativo (75%), Gerência (70%), Contabilidade (60%), Jurídico (52%) e Tecnologia (35%). Entenda mais os dados.

Thiago Torres, estudante de Ciências Sociais na maior universidade do país, assumiu o estilo "da quebrada" para ir às aulas. Morador de um bairro na Grande SP, ele relata, inclusive em VÍDEO, o estranhamento com o novo ambiente - e o das pessoas com o visual dele.

Profissionais do sexo de Amsterdã, na Holanda, rejeitaram as propostas de mudanças que a prefeita da cidade pretende discutir no Distrito da Luz Vermelha, região da cidade onde esse tipo de serviço é prestado há séculos, no centro. Entenda a polêmica.

Por que 'O Rei Leão' e 'Baby, o porquinho atrapalhado' têm mais em comum do que você pensa? Com estreia em 18 de julho, diretor explica dublagem e inspirações da refilmagem realista da animação da Disney. Ele também fala da trilha sonora com Beyoncé, Pharrell e Elton John.

Clima de luau, banquinho e violão, juras de amor e… rap. A mistura faz cada vez mais brasileiros suspirarem - de paixão ou raiva. Quem reclama do açúcar no hip hop pode chorar mais, pois o sucesso continua. Nesta sexta, ao meio-dia, sai o sétimo vídeo da série de rap acústico do canal carioca Pinneapple Storm, o Poesia Acústica #7, com Negra Li, Vitão, Matuê, Kevin O Chris, Hariel, Ducon, DK 47 e Chris. O G1 explica bastidores e mostra como produtora ajudou a espalhar fenômeno.

Dupla inglesa Seafret vem ao Brasil amparada por hit indie com atriz de 'Game of Thrones' no clipe. Ao G1, vocalista fala da carreira e do clipe de 'Oceans', estrelado por Maisie Williams, a Arya Stark da série da HBO. Banda faz shows hoje em SP e domingo no Rio.

Mulher que chega à chefia tem o papel de puxar, estender a mão para outras, diz diretora do BC. Carolina de Assis Barros é a terceira mulher a ocupar uma diretoria em mais de 50 anos de existência do Banco Central. Em breve, instituição ganhará mais uma diretora.