Campo Grande

Vereador Solicita (CEO) Centro de Especialidades Odontológicas de Saúde Bucal em Itaporã

Com serviço de próteses Dentárias e implantes dentários


ereador Solicita (CEO) Centro de Especialidades Odontológicas de Saúde Bucal em Itaporã

Vereador Márcio Lobo (MDB) solicita através de indicação 053/2019,, a implantaçãodo centro de especialidades odontológicas de saúde bucal no município de Itaporã, que forneçam serviços de próteses dentárias e implantes dentários.

Há quem diga que o sorriso é a identidade de uma pessoa, pois além de ter grande influência na estética proporciona melhor qualidade de vida por conta da mastigação. Por isso venho através de esta indicação solicitar uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde para garantir uma unidade ou Centro de Especialidades Odontológicas de saúde Bucal no Município de Itaporã que forneçam o serviço de próteses.

Estas próteses serão realizadas através do Programa Brasil Sorridente que investirá R$ 134 milhões nos novos procedimentos em 2011. Cerca de 35% da população possui alguma disfunção e precisa de tratamento ortodôntico, como implante dentário, serão oferecidas pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a adesão dos estados e municípios. Por isso solicitamos ao nosso Executivo Municipal a responsabilidade de solicitar aos SUS esse tratamento gratuito, no entanto, ficará por conta das secretarias e estaduais e municipais, que deverão expandir a iniciativa na região. Esta iniciativa vai dar dignidade aquelas pessoas que se sentem prejudicadas por falta de dente, tanto na alimentação, quanto na hora de sorrir. Podendo solicitar a parceria de dentistas que prestam serviços nas unidades de saúde para participar deste projeto.

É uma oportunidade inédita e muito positiva, pois nós sabemos o quanto é caro tratamento de dente e agora vamos oferecer de forma rápida, profissional e gratuita. Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente.

O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos. Cada Centro de Especialidade Odontológica credenciado recebe recursos do Ministério da Saúde.

A implantação de Centros de especialidades funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o governo federal, isto é o Ministério da Saúde faz o repasse de uma parte dos recursos e Estados e municípios contribuem com outra parcela.