Industria

Audiência pública discute nesta semana situação de frigoríficos em MS

Setor emprega 26 mil, mas vem fechando unidades no Estado


Valor bruto de produção da cadeia frigorífica no Estado é de R$ 14,5 bilhões - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado

Audiência pública na Assembleia Legislativa debate na próxima terça-feira (09) os desafios dos frigoríficos em Mato Grosso do Sul. O setor, que encerrou o ano de 2018 com 134 unidades no Estado (entre processamento de peixe, bovinos, aves e suínos), de acordo com dados da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), responde pela geração de 26.135 empregos e um valor de produção de R$ 14,5 bilhões, porém a cadeia produtiva ainda permanece sob os efeitos da crise econômica dos últimos cinco anos e continua a registrar o fechamento de plantas em MS.

De acordo com informações do deputado estadual João Henrique Catan (PL), proponente da audiência pública, o evento deve contribuir para diagnosticar a realidade da indústria de frigoríficos no Estado, avaliando os resultados das empresas em operação e, principalmente, elencando os problemas encontrados nas unidades que tiveram seus trabalhos encerrados.

No início de junho deste ano, mencionou o parlamentar, o frigorífico Marfrig confirmou o fechamento da unidade localizada no município de Paranaíba, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa, culminando na demissão de mais de 500 funcionários. A nota não explicou o motivo do encerramento das atividades da empresa.

“O maior objetivo é pensar como criar estratégias de fortalecimento dos frigoríficos, analisando toda a cadeia produtiva da carne, encontrando todos os problemas pontuais, principalmente na garantia do mercado com um valor competitivo, na modernização das regras e medidas fiscais e principalmente a garantia dos direitos dos empresários e trabalhadores envolvidos”, destacou.

Representantes do Governo do Estado, da Fiems, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), do Tribunal de Contas de MS, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), empresários do setor e da sociedade civil estão presentes no evento, que será realizado das 13h às 17h, no Plenário Deputado Júlio Maia da Casa de Leis.