Policial

PF desencandeia operação em presídios de MS

Objetivo é desarticular lideranças de facções criminosas


Presídio de Segurança Máxinma da Capital é um dos alvos da PF - Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado

A Polícia Federal deflagrou durante a manhã desta terça-feira (9) uma operação nos presídios de Mato Grosso do Sul e Rondônia que tem como objetivo desarticular a atuação do PCC (facção criminosa que controla o tráfico de drogas e armas nas fronteiras do Estado) e de outras facções.

Segundo a corporação, serão cumpridos 20 mandados de prisão preventiva e mais 20 de apreensão nos dois estados. Por aqui, as ações acontecem na Penitenciária Estadual de Dourados e Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, na região leste.

Os pedidos judiciais foram emitidos pela Vara de Delitos de Tóxicos da Justiça Estadual da capital de Rondônia. 

Os principais líderes da facção vinham sendo monitorados pela Polícia Federal há meses. Mesmo presos, tinham amplo acesso a telefones celulares, mantendo contado direto com os comparsas que estavam em liberdade para organizar esquemas de tráfico de drogas, armas e roubos e furtos de veículos..

Durante as investigações foram apreendidas diversas armas de fogo e munições negociadas pelos detentos, que seriam utilizadas para furtos e roubos, sobretudo de veículos que seriam trocados por drogas, bem como a tentativa de executar rivais e desafetos.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de associação para o tráfico de drogas e organização criminosa.