Industria

Startup do Sesi realiza workgame para gestão de pessoas no Frigorífico Frizelo

Criada com o intuito de gerar soluções para empresas por meio de ferramentas inovadoras


Startup do Sesi realiza workgame para gestão de pessoas no Frigorífico Frizelo

Criada com o intuito de gerar soluções para empresas por meio de ferramentas inovadoras, a Startup do Sesi iniciou, nesta quinta-feira (12/07), a aplicação do Programa de Design Comportamental junto aos gestores do Frigorífico Frizelo, no município de Terenos (MS). Na abertura, os colaboradores que ocupam cargos de lideranças participaram do chamado “Workgame Fronteiriço”, um jogo corporativo desenvolvido pela Startup do Sesi com o objetivo de proporcionar aos participantes, por meio de atividades vivenciais, um espaço de reflexão, autoconhecimento, análise de competências individuais e coletivas e integração da equipe.

 

Fronteiriço é um workgame que combina comportamentos colaborativos e competitivos, é composto por desafios individuais e coletivos. As experiências proporcionadas geram interações e reflexões que envolvem emocional e cognitivamente os participantes, criando vínculos mais fortes e duradouros com os temas discutidos.

 

A gerente da Startup do Sesi, Andreza Araújo, explica que o Programa de Design Comportamental busca aprimorar a gestão de pessoas, mas que cada projeto é elaborado de maneira personalizada, de forma a atender às demandas individuais da empresa. “Empresas que possuem uma liderança com olhar inovador tem contratado os trabalhos e projetos desenvolvidos pela Startup para potencializar os resultados da sua equipe. Não entregamos mais do mesmo, cada projeto é desenhado de acordo com a problemática apresentada pela empresa, o que faz com que nossas entregas sejam únicas e efetivas”, afirmou.

 

A analista técnica da Startup, Flávia Leandra, que ministrou a aplicação do game no frigorífico, afirma que o programa leva os participantes a refletir sobre os desafios no dia a dia de trabalho. “Desenhamos cada workgame considerando a situação problema apresentada pela empresa e o público-alvo da experiência. Um dos diferenciais de atividades como essa, é que os desafios propostos pelo jogo são desenhados para despertar, através da vivencia, uma reflexão sobre a vida real e os desafios que cada um tem em seu dia a dia”, acrescentou.

 

Para os participantes, a experiência trouxe um novo olhar sobre a rotina que envolve o ambiente de trabalho. “Tivemos um dia muito proveitoso, lições de vida, e aprendemos muito profissionalmente, sobre como agir, sobre trabalho em equipe e como lidar em situações adversas. Aprendemos que se trocarmos ideias chegamos a um objetivo”, disse o encarregado de manutenção elétrica Paulo Ifran.

 

“Hoje foi algo um pouco diferente do dia a dia, nos ensinou o que realmente somos na empresa, como pessoa e como profissional. Me mostrou também se eu consigo realmente transmitir aquilo que eu estou pensando para a pessoa que está ouvindo, de forma que nós dois juntos consigamos fazer algo, foi muito interessante, espero participar de outros”, completou o supervisor de TI Tiago do Carmo Correa.

 

“Foi muito bacana, primeiro porque, de uma forma lúdica, trouxe o nosso dia a dia, nossa realidade, mostrou problemas de negociação, prioridade, tempo, o estresse do dia a dia e nos mostrou também onde erramos, onde acertamos, nos trouxe para a realidade. O resultado foi o que vimos no final, todos gostaram e eu saio muito feliz pelo aprendizado”, finalizou o gerente de Recursos Humanos, Jakson Caires.