Mundo

Homem amputado descobre que sua foto é usada em maços de cigarro sem autorização

O rosto não é exibido. No maço está escrita uma mensagem: "Fumar obstrui suas artérias".


Foto: Reprodução/Radio France

Um albanês de 60 anos, que vive em Metz (França), descobriu que uma foto sua está sendo usada, sem autorização, em maços de cigarro como alerta para fumantes.

 

Na imagem, distribuída pela Comissão Europeia ao fabricante, aparece um homem com a perna esquerda amputada. O rosto não é exibido. No maço está escrita uma mensagem: "Fumar obstrui suas artérias".

 

O mais curioso é que a amputação não tem, segundo o albanês, nenhuma relação com o fumo. Ela foi resultado de uma agressão, em 1997, na Albânia.

 

O homem acredita que a foto tenha sido feita quando ele estava em um hospital para tentar receber uma prótese, contou reportagem da Radio France. A imagem foi descoberta por um filho do albanês ao comprar um maço de cigarros em Luxemburgo.

"É inacreditável que uma pessoa descubra estar, sem sua autorização, em maços de cigarro na União Europeia", disse Antoine Fittante, advogado do albanês. "Meu cliente se sente traído", acrescentou ele.

 

A Comissão Europeia tem a missão de distribuir o dinheiro do bloco, negociar acordos comerciais internacionais, fiscalizar orçamentos de cada país-membro e o cumprimento das leis europeias.