Justiça

Ministro da ciência chega a SBPC acompanhado de forte escolta policial

Marcos Cesar Pontes fala sobre ciência em palestra na UFMS


Ministro Marcos Pontes cumprimentando crianças durante a participação na SBPC - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Cesar Pontes chegou acompanhado de forte escola policial, aproximadamente, às 9h30 na 71ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que está ocorrendo no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Durante a caminhada pelos standes da maior feira de ciência da América Latina, o ministro visitou acervo de peças antigas e conversou com grupo de crianças.

O cientista, que ficou famoso por viagem que fez ao espaço, passou pelo stande de fósseis amazônicos, que fazem parte do segundo maior museu do Brasil, o Emílio Goeldi.

Enquanto Marcos Pontes caminhava entre a multidão, manifestantes gritaram e trouxeram cartazes pedindo a saída do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).

Outra tenda que o ministro visitou foi do Observatório Nacional do Rio de Janeiro. No estande é possível ver os astros em 3D por meio de telescópio.

Palestra será sediada pelo ministro e abertura do evento ficou por conta do professor de música da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Fernandes. “Para mim essa oportunidade é muito grande para entender o que acontece do lado de fora do gabinete para trabalharmos juntos”, declarou o ministro sobre a participação no evento.

Na ocasião, o ministro expressou sua paixão pela pesquisa e disse sobre as dificuldades que o país tem enfrentado. “A gente tem dificuldades hoje, temos, mas temos que trabalhar para que essas crianças tenham futuro na ciência e na tecnologia. Eu acordo e durmo pensando nas unidades de pesquisa”, finalizou Pontes.