Campo Grande

Rotary Club realizou Campanha Hepatite Zero com testes gratuitos em Itaporã

Os testes foram realizados em três pontos no município, Abevê Supermercados, Mercado do Portuga e Líder Supermercados


Rotary Club realizou Campanha Hepatite Zero com testes gratuitos em Itaporã

Integrantes do Rotary Clube e Casa de Amizade, com apoio da Prefeitura de Itaporã e Gerência de Saúde realizaram na fria manhã deste sábado (27), a Campanha Hepatite© Zero. Os testes e a coleta de materiais foram realizados debaixo de tendas montadas no Abevê Supermercados, Mercado Portuga e Líder Supermercados. Os testes Hepatite Zero, tiveram inicio às 8h da manhã e terminou por volta 11h30.

Os testes saiam em dez minutos, os casos positivos, vão serem encaminhados para a Secretaria de Saúde, para as pessoas fazer tratamento.  Os testes continuarão até o final do mês nas Unidade de Saúde da Família, na sede e nos Distritos do município

O Presidente do Rotary Argemiro Almeida, afirmou que: “a demanda está dentro do esperado e que a ação proporcionou a comunidade dos munícipes, em comprovar a isenção do vírus da Hepatite B e C e, mostra o cenário na cidade, bem como, colabora com a Gerência de Saúde no combate”, concluiu. Dos testes realizados nenhum apresentou existência do vírus.

O representante da Prefeitura, o Gerente de Saúde: Dogmar Angelo Petek, falou da satisfação em participar do projeto em parceria com o Rotary, pois colabora com as nossas atividades de atendimento a sociedade itaporanense.

Conforme Fabiana de Paula coordenadora municipal de Atenção Básica, Julho amarelo é o mês de de prevenção e conscientização das hepatites virais, sendo q a hepatite C é responsável por 70% dos óbitos por hepatite. No Estado de MS no ano de 2017 foram 246 casos notificados, já em 2018 -277 casos notificados da hepatite C no município de Itaporã em 2017 nenhum caso notificado, já em 2018 houve 1 caso notificado da hepatite C. A vacina da hepatite B é fornecida pelo SUS, já a hepatite C não tem vacina. Foram realizados 166 testes de Hepatite C. sendo , Abevê Supermercados 37, Mercado do Portuga 57 e Lider Supermercado 72 .