Economia I

Aumentou exportação de produtos florestais em MS (Foto: Divulgação/Famasul)

Principal produto é a celulose, que é responsável por 98% das exportações neste setor em MS


Aumentou exportação de produtos florestais em MS (Foto: Divulgação/Famasul)

As exportações de produtos florestais em Mato Grosso do Sul cresceram 12% neste semestre, comparado ao mesmo período do ano passado. Este levantamento foi divulgado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Os principais destinos foram a China e os Estados Unidos.

Segundo a analista técnica da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Bruna Dias, houve este crescimento devido o aumento de pedidos e demanda de outros países. Neste ano, o balanço mostra mais de US$ 1,086 bilhão em exportação, que representa a venda de 2,2 mil toneladas, enquanto que em 2018 (mesmo período), foram 2,05 mil toneladas, em um total de US$ 967 milhões.

“A China no primeiro semestre de 2019 foi o principal destino das exportações dos produtos florestais do estado representando 60,7% do total, os Estados Unidos foi o segundo destino com 12,69%', revelou a analista da Famasul.

O Ministério da Agricultura destacou que Mato Grosso do Sul é o terceiro maior exportador de mercadorias deste setor, no Brasil. Ele fica atrás apenas do Paraná e Rio Grande do Sul. O produto de maior destaque é a celulose, que segundo a Famasul, representa 98% deste volume exportado.