Esportes

Costa Rica também garante classificação e MS faz história

Times do estado avançaram à segunda fase


Costa Rica também garantiu sua classificação - Foto: Divulgação

Após começar a partida perdendo por 2 a 0, o Costa Rica conseguiu segurar a vantagem adquirida no jogo de ida para avançar na Copa Verde. Na noite desta quinta-feira (1), jogando no Estádio Aluizão, em Porto Velho (RO), o time sul-mato-grossense ficou no empate por 2 a 2 com o Genus, com direito a gol no final do jogo.

Resultado histórico para o futebol do Estado que pela primeira vez em seis edições consegue classificar seus dois representantes à próxima fase da competição. 

Na quarta (31/7), o União ABC venceu o Galvez (AC) por 2 a 1, fora de casa, e já havia obtido sua classificação.

Na partida de ida de seu duelo, o Costa Rica havia feito jus ao fator casa e vencido por 2 a 0. Agora nas oitavas de final, o time sul-mato-grossense irá enfrentar o Sinop (MT), que já estava pré-classificado por conta do ranking da CBF. As datas do confronto ainda serão definidas. 

O campeão da Copa Verde leva prêmio de R$ 2,5 milhões e vaga direta nas oitavas-de-final da Copa do Brasil do ano que vem. É a sexta edição da competição criada para preencher o calendário de times de locais fora dos grandes centros do futebol brasileiro, apesar deste ano times das séries A e B do Brasileirão, como o Goiás, confirmarem participação.

O JOGO

Precisando do resultado, após ter perdido o jogo de ida, o Genus aproveitou que estava jogando em casa e começou a partida fazendo pressão na área adversária. Porém apesar de todas as investidas, a equipe rondoniense pouco assustava o goleiro Rodolfo. Enquanto isso, o Costa Rica tentava responder em contra-ataque rápidos.

Apesar disso, o placar saiu do zero em uma bola parada. Aos 38 minutos, Neto invadiu a área e foi derrubado na área pelos zagueiros. Ligado no lance, o árbitro marcou pênalti. Rodrigão foi para a cobrança e não desperdiçou, colocando o Genus em vantagem. Depois disso não houve tempo para mais nada e o primeiro tempo terminou com a vitória magra dos donos da casa.

Na volta do intervalo, a partida continuou bastante movimentada, com os dois times buscando espaço para chegar ao gol adversário e o Genus buscando mais um gol para levar a decisão para os pênaltis. Depois de tanto tentar, aos 11 minutos, o time da casa marcou o segundo gol. Cabelo e Washigton tabelaram e deram um toque açucarado para Paulinho, que só bateu na saída do goleiro para o fundo das redes.

Porém, em um contra-ataque, o Costa Rica deu um banho de água fria no Genus ao diminuir o placar e voltar a ficar em vantagem. Aos 34 minutos, após um escanteio, a bola ficou viva na área e Julinho apareceu livre para mandar a bola para o gol. Na sequência, o Fast foi para o tudo ou nada, mas sem sucesso. Enquanto isso, ainda deu tempo do time visitante marcar o gol de empate, mas uma vez com Julinho. Com isso, o duelo terminou com o placar de 2 a 2.