Campo Grande

Em Itaporã, coordenadora de imunização alerta para vacina contra o sarampo

Crianças de seis meses ,menor de um ano de idade, que forem viajar para os municípios com surto ativo devem ser vacinadas 15 dias antes da viagem


Foto: Divulgação

Como aumento nos casos de sarampo em algumas cidades do Brasil, as secretarias municipais de saúde em outros estados estão em alerta. Crianças entre seis meses e um ano de idade que foi viajar para cidades com surto de sarampo devem ser vacinadas pelo menos 15 dias antes de viajar para as cidades com surto,informou a coordenadora de imunização  de Itaporã, Luciany Casadia.

Segundo a coordenadora objetivo da medida é, além de proteger, interromper a transmissão do vírus do sarampo no Brasil. Atualmente 39 cidades estão com surto da doença. O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e tinha sido erradicada do Brasil desde 2016, mas reapareceu este ano preocupando autoridades da área.

Luciany recomenda que as crianças  de seis meses  menor de um ano de idade, que forem viajar para os municípios com surto ativo devem ser vacinadas 15 dias antes da viagem. “A vacina contra o sarampo é administrada a partir de um ano de idade as, mães que estão com filhos com calendário vacinal atrasado deve atualizar as carteirinhas de vacinação”, comentou.

Para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo, diversas ações vêm sendo implementadas tais como dois pontos do que o vacinal seletivo intensificação da rotina de vacinação e campanha de vacinação para a população de 15 a 29 anos de idade este em alguns municípios.Apesar dos esforços para interromper a circulação do vírus do sarampo ainda 1707 casos investigação o que evidencia a necessidade de reforçar as ações de proteção contra a doença.

Diante desse cenário epidemiológico, para aumentar a proteção contra a possibilidade de ocorrência de novos casos o ministério da Saúde, recomenda que as crianças de seis meses a menores de 1 anoe que vão se deslocar para as cidades que apresentam casos confirmados de sarampo sejam vacinadas contra a doença, como a dose da vacina tríplice viral.

É importante destacar que a Vacina Tríplice Viral, não substitui e não será considerada válida para o fim do calendário nacional de vacinação da criança.

Municípios brasileiros com surto ativo de sarampo até 26/07/2019

São Paulo, Santos, Fernandópolis, Santo André,Guarulhos,São Bernardo do Campo,São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Mairiporã, Pindamonhangaba, Sorocaba, Diadema, Indaiatuba, Osasco, Barueri, Caçapava, Caieiras, Embu, Estrela D’Oeste, Francisco Morato, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jales, Mogi das Cruzes, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taboão da Serra ,Taubaté Rio de Janeiro, Paraty ,Rio de Janeiro, Nilópolis Pará, Prainha, Monte Alegre, Santarém, Porto do Moz