Entretenimento

Ator de 'Segundo Sol', é internado com Síndrome de Guillain-Barré

A informação é da assessoria do ator, que emitiu nota, nesta segunda-feira, dia 04 de março


Ator de 'Segundo Sol', é internado com Síndrome de Guillain-Barré

O ator Dan Ferreira, que fez a novela "Segundo Sol", da TV Globo, foi diagnosticado com a Síndrome de Guillain-Barré, após dar entrada no Hospital Cardio Pulmonar, em Salvador. A informação é da assessoria do ator, que emitiu nota, nesta segunda-feira, dia 04 de março.

Segundo a nota, Dan sentiu mal estar, acompanhado de fraqueza nas pernas, quando desembarcou em Salvador, no dia 28 de fevereiro. Por conta do quadro, o ator foi para o Hospital, que fica no bairro de Ondina. O diagnóstico foi confirmado após exames realizados no ator.

A nota ainda fala que Dan está na companhia de dois parentes, desde a entrada dele na Cardio Pulmonar. Entretanto, não informa o estado de saúde atual.

O portal G1 entrou em contato com a assessoria do hospital, que afirmou que o ator permanece internado, mas que não tem autorização para passar mais informações sobre o paciente.

Guillain-Barré

A Síndrome Guillain-Barré é uma doença neurológica que não tem causa definida, mas pode ser associada a doenças virais, como o Zika Vírus. A síndrome causa fraquezas ascendentes, paralisia flácida, mas a doença pode agravar até causar paralisia na musculatura respiratória e, com isso, o paciente necessita de suporte ventilatório para auxiliar na respiração.

Segundo dados do Ministério da Saúde, não existem dados epidemiológicos específicos da síndrome no Brasil, mas é a maior causa de paralisia flácida generalizada no mundo.

A maior parte dos pacientes percebe a doença através de sensação de parestesias, que são sensações cutâneas como frio, calor e formigamento, nas extremidades dos membros inferiores e, em seguida, superiores.

A paralisia flácida é caracterizada por fraqueza ascendente ou paralisia na redução do tônus muscular - contração miníma de músculo em repouso. De acordo com a a médica infectologista e diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, com o tratamento, a maior parte dos pacientes apresenta melhoras.

O diagnóstico inicialmente é clínico. Depois, o paciente passa pelo exame do líquor, quando o líquido da medula é retirado. O exame é semelhante ao utilizado para diagnóstico da meningite. Os pacientes com sintomas devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os postos de saúde. Nesses locais, será realizado o diagnóstico inicial e, em caso de suspeita da síndrome, o paciente será encaminhado para o Hospital Couto Maia.