Política

EDITAL UNIVERSAL: Pesquisas em MS recebem recurso de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado

Verba será distribuída para 27 pesquisas em 4 universidades


Secretário da Semagro, Jaime Verruck destacou que pesquisas devem ter retorno a sociedade - Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado

Edital Universal que contém 27 pesquisas de inovação tecnológica receberá investimento por parte do Governo do Estado de R$ 1,5 milhão na execução de projetos. O edital faz parte da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect) vinculada a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e foi assinado nesta manhã (20), pelo secretário Jaime Verruck e o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira. 

Os projetos aprovados foram apresentados por pesquisadores de quatro universidades de MS, sendo a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

As pesquisas abordam temas variados como diagnósticos socioambientais de bacias do Estado; conversão de glicerol em energia; estudo de atividades anticancerígenas de plantas encontradas no MS, bioprospecção de espécies nativas do bioma pantaneiro, estudo sobre alternativas para a produção de ovinos de corte no Estado.

O Edital Universal tem como objetivo selecionar e apoiar a execução de projetos de pesquisa e de inovação nas Instituições de Ciência e Tecnologia-ICTs ou empresas do Estado de Mato Grosso do Sul, a fim de fortalecer os grupos de pesquisa e os programas de pós-graduação, contribuindo para o desenvolvimento criativo das estruturas científicas, econômicas, sociais e culturais. 

Para o secretário da Semagro, Jaime Verruck, a importância desse investimento é o retorno que ele trará para a sociedade. “Tem uma série de projetos que poderá ser alinhados a políticas públicas do Estado, o importante é que no final dessas pesquisas a sociedade tenha retorno, até para valorizar a Ciência e a Tecnologia, muitas vezes a sociedade não sabe que aquela melhoria que ocorreu no cotidiano decorre de um pesquisador que ficou dois, três, quatro anos pesquisando,a  ideia é que esse projeto traga um resultado efetivo para a sociedade”, destacou o titular da pasta. 

Com uma nova logística de funcionamento, Verruck destacou que o processo de resultado é mais importante que o procedimento intermediário. “Antes a legislação anterior focava muito na questão ilustrativa, o pesquisador perdia muito tempo na execução da prestação de contas administrativa, agora, primeiro nós avaliamos o resultado depois nós vamos avaliar a prestação de contas efetiva desse pesquisador. Então muda um pouco a lógica da Ciência e Tecnologia no Estado e muda o foco é muito mais o resultado do que no procedimento em si da pesquisa”, finalizou.