Campo Grande

Prefeitura de Itaporã amplia grupo da campanha de vacinação contra o sarampo

As crianças com idade entre seis meses a menores de 11 meses também devem ser vacinadas para conter o avanço da doença, mas a medida não substitui o calendário de rotina estabelecido pela Gerência Municipal da Saúde


Foto: Ilustrativa

Crianças de 6 meses a menores de 1 ou seja(11 meses) devem ser vacinadas contra o sarampo esse grupo são mais aptos a casos graves de sarampo. Com intuito de identificar a vacinação, a gerência Municipal de Saúde de Itaporã, afirma que todas as unidades de saúde da família estão aplicando a dose extra chamada ‘DOZE ZERO’ contra o sarampo. Dessa forma as famílias dos pequenos devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa de segunda a sexta-feira para realizar a vacinação. Lembrando que esta ação é uma medida preventiva do ministério da Saúde.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A aplicação da chamada “dose D” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação, ou seja, os pais ou responsáveis deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetra viral, que protege também contra varicela.

Na semana passada, o ministério da Saúde expandiu a vacinação contra a doença, recomendando que todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano sejam imunizados quanto antes .

O objetivo é intensificar a imunização desse público-alvo, que são mais suscetíveis a casos graves da doença e óbito. O ministério da Saúde também orientou estado e municípios a realizarem o bloqueio vacinal, em caso de surto ativo.

É importante lembrar que a DOZE ZERO não anula a vacinação já prevista no calendário Nacional de vacinação preconizado pelo ministério aos 12 meses e 15 meses de idade

Sarampo: com possibilidade de atingir pessoas de todas as idades, os sintomas do sarampo costumam aparecer entre 4 e 6 dias depois que o indivíduo foi exposto ao vírus. Os primeiros sinais são febre alta acompanhada de coriza tosse e conjuntivite.em seguida, surgem manchas brancas que aparecem na mucosa bucal e que antecedem de um a dois dias as manchas vermelhas, que aparece no rosto e atrás do pescoço, e vão se espalhando por todo o corpo.