Mato Grosso do Sul

Seis municípios do MS reintegram Mapa do Turismo Brasileiro do Mtur

Ao todo foram 2.694 cidades e 333 regiões turísticas validadas pelo Ministério do Turismo


(Foto: Prefeitura de Corumbá)

Os municípios de Corumbá, Bonito, Campo Grande, Ponta Porã, Dourados e Três Lagoas foram  reintegrados no Mapa de Turismo Brasileiro. Ao todo foram 2.694 cidades de 333 regiões turísticas foram validadas pelo Ministério do Turismo. A informação foi publicada esta semana no Diário Oficial da União (DOU).

Essa classificação é um instrumento de acompanhamento e desempenho das economias turísticas locais. A integração mantém a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

De acordo com a assessoria do município de Corumbá, uma das exigências é comprovar a existência de Conselho Municipal de Turismo, empreendimentos turísticos incluídos no Cadastur (Cadastro de Turismo do Ministério do Turismo), existência de Centro de Atendimento ao Turista, Adesão do Executivo ao Programa e Orçamento próprio, voltados exclusivamente para ações do turismo. O Mapa do Turismo Brasileiro credencia o município para continuar apresentação de projetos para a captação de verbas.

Municípios sul-mato-grossenses

No comparativo com 2018, 18 cidades sul-mato-grossenses saíram do Mapa. Água Clara, Anaurilândia, Antônio João, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Caracol, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ivinhema, Laguna Caarapã, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Sidrolândia, Ladário e Coxim não fazem mais parte do programa do Mtur.

“Mato Grosso do Sul tem hoje 42 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro e, na nossa avaliação, esse é um resultado positivo. Os municípios que não atenderam aos critérios do Ministério do Turismo não estão presentes este ano e isso sinaliza que não estão prontos para compor o mapa. A estratégia é trabalharmos os destinos que realmente tem condições de oferecer produtos turísticos. Assim teremos mais resultados e um mapa turístico real do estado', explica o diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS, Bruno Wendling

A lista de municípios integrados em todo o Brasil foi divulgada na última segunda-feira (26), no Diário Oficial da União; VEJA AQUI