Campo Grande

Vereadoras pedem reforma e reabertura da Biblioteca Pública de Itaporä

A biblioteca pública Municipal em Itaporã está fechada já há algum tempo


Imagem da biblioteca pública Municipal em Itaporã

As vereadoras Lourdes Struziati e Célia Frota pedem por meio da indicação parlamentar n° 0069/2019, a reativação da biblioteca pública municipal Cassiano Shirata, localizada no calçadão da praça São José.

Conforme Lourdes Struziati, o local está fechado já algum tempo. A reabertura dessa Biblioteca Municipal é um pedido da população.

A vereadora ainda relata que a educação deve ser prioridade no município, especialmente com as crianças.

“Temos que incentivar a leitura, e devemos começar isso com as nossas crianças. As pessoas estão perdendo o hábito da ler, até por falta de lugares como essa biblioteca. É dever do poder público dar o melhor acesso à educação, aos seus munícipes”, fala Lourdes.

A biblioteca pública tem como função proporcionar o desenvolvimento intelectual, proliferar ou conhecimento e preservar a cultura local, sendo um espaço físico de fundamental importância para o desenvolvimento de uma cidade.a biblioteca municipal é uma tradição na história cultural no nosso município.

Seu principal objetivo é apoiar, incrementar e fortalecer o vínculo entre o livro e o leitor, além de valorizar a leitura literária em seu cotidiano e proporcionar condições para que o educador faça uso coletivo do texto escrito.

Ajuda as estimular nas crianças o hábito e o prazer de ler, aprender e usar bibliotecas durante toda a vida. a biblioteca é um mediador e tem como objetivo principal levar as informação de modo a incluir todos os indivíduos, levando os recursos informação.

O uso adequado da biblioteca presume, além de fortalecer a cultura de leitura e escrita, ensina o uso coletivo de bens públicos, no caso os livros, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a solidariedade e a cooperação.

Devemos falar sobre a importância desses locais em um momento com tantas transformações, principalmente relacionadas à informação e à tecnologia, a chamada era digital ou era da informação.mesmo com a chegada de tecnologias e novas opções, as reduções das verbas, a perda do protagonismo do livro para as mídias digitais e mecanismos de buscas e, em muitos casos, o declínio no número de visitantes as bibliotecas continuam desempenhandoum papel importante na disseminação do conhecimento e da informação.

Mesmo com esse cenário pouco animador, muitas bibliotecas estão se reinventando e atraindo antigos e novos visitantes, além de, em muitos casos, tornando-se centro de referência sociocultural em suas cidades.