Município

Alunos de Jateí participam da 6ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa

Todos os alunos dessas unidades escolares participaram dessa edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa


(FOTOS: MS NEWS)

A Escola Municipal Rural Professor Jovelino Celestino dos Santos – pólo, juntamente com a extensão da Escola Estadual Professora Bernadete Santos Leite, localizada no Assentamento Gleba Nova Esperança, município de Jateí – MS, participou da 6ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa, resgatando valores e despertando nos o gosto pela leitura e escrita.

O projeto “O lugar onde vivo” foi coordenado pela professora de Língua Portuguesa das unidades escolares citadas, Léa dos Santos Fraga e contou com o apoio dos diretores Valmir Domingos da Silva e Paula Emanuelle Simplício e coordenadoras pedagógicas Iracema Coelho de Araújo e Sunamita Brito de Carvalho.

Todos os alunos dessas unidades escolares participaram dessa edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa, abrangendo vários gêneros textuais, sendo eles (Memórias Literárias, Crônica, Documentário e artigo de opinião). Após a realização das atividades propostas, uma banca foi organizada para selecionar os melhores textos da etapa municipal e posteriormente foram selecionados para a etapa estadual.

Um dos textos escolhidos foi o da aluna Kawane Moreira de Menezes do 7° ano do Ensino fundamental. Ela trabalhou com o gênero textual memórias literárias apresentando seu trabalho com o título “O tempo era outro”. Já a aluna Danieli Florenciano Santana do 8° ano do ensino fundamental apresentou seu trabalho em forma de crônica, trazendo por título ‘Pedacinho do paraíso.

Os alunos do Ensino Médio que tiveram seus trabalhos classificados foram: Eliandra Gonçalves Rocha, Maria Eduarda Silva Amorim e Mariana Ferreira, todas do 2° Ensino Médio, fizeram parte de um grupo para confecção do documentário “Grandezas da nossa terra” e o 3° ano do Ensino Médio, teve o artigo de opinião classificado para a etapa estadual da aluna Mônica Francisca de Jesus, na qual a mesma abordou sobre Erosão no Rio Guiraí: Uma questão ambiental.

Segundo a professora Léa dos Santos Fraga, “Concursos de produções textuais como este servem para que os alunos aprendam a ter gosto pela leitura e notem que a mesma é primordial para que tenhamos uma boa escrita. É importante também frisar que os estudantes acabam tomando gosto e se interessando cada vez mais por esse universo literário.”