Campo Grande

Alunos da Escola Sônia Teixeira Paiva de Itaporã, ganham premio MPT na Escola 2019

A professora Eliane destacou que este trabalho propiciou aos alunos uma diferente experiência e fundamental para o desenvolvimento intelectual


Alunos da Escola Sônia Teixeira Paiva de Itaporã, ganham premio MPT na Escola 2019

Cinco alunos do quinto ano da Escola Municipal Sônia Teixeira Paiva de Itaporã, tem motivos de sobra para comemorar a conquista do Premio MPT na Escola 2019, “A ESCOLA NO COBATE AO TRABALHO INFANTIL”. Os alunos foram vencedores na categoria Curta Metragem abordando o tema Trabalho Infantil.

Duas escolas municipais de Itaporã, Professora Sônia Teixeira Paiva e Escola Municipal vereador Salvador Ferreira de Aguiar foram inscritas na etapa estadual do projeto resgate a infância – eixo educação do prêmio MPT na escola 2019.

O Prêmio MPT na escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas que participam do projeto em todo o território nacional. O Ministério Público do Trabalho elaborou um material pedagógico para ser trabalhado nas escolas, com tema: Trabalho Infantil e o Tema Aprendizagem Profissional de adolescentes, tendo como parâmetro a legislação nacional e internacional que tratam da matéria, em especial a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho- CLT, o Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitando-se, em qualquer trabalho inscrito, os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta dos direitos da criança e do adolescente.

O Projeto MPT na Escola possui três etapas de participação, sendo a primeira Etapa Municipal, onde os alunos através do conteúdo trabalhado recebem as orientações dos professores e desenvolvem suas atividades dentro das modalidades escolhidas. Assim os trabalhos passam por uma comissão que selecionam os trabalhos municipais que concorrem na Etapa Estadual, e posteriormente os vencedores da Etapa Estadual concorrem na Etapa Nacional. A premiação estadual devera acontecer no inicio do mês de novembro.

Na Escola Municipal Professora Sônia Teixeira Paiva, os alunos do 5º ano A da professora Eliana de Alcântara Brasil, participaram com êxito da Etapa Estadual na modalidade Curta-Metragem, vídeo com tema: Pequeno Trabalhador, encenado pelos alunos: Rafaela Silva Souza, Vitor Leite Nonato, Heitor Bueno Rodrigues, Allan Maycon Mauricio Nogueira e Beatriz Mahl. A professora Eliane destacou que  este trabalho propiciou aos alunos uma diferente experiência e fundamental  para o desenvolvimento intelectual, promovendo maior autonomia e envolvimento dos mesmos durante a realização do projeto. 

A Coordenadora Municipal do Projeto MPT na Escola, Cintia Karina Marcolongo Doreto, parabenizou os educadores envolvidos no projeto pela seriedade e comprometimento na abordagem do tema Trabalho infantil com os alunos e comunidade escolar, resultando nesta maravilhosa conquista do primeiro lugar demonstrando a aprendizagem adquirida. Na manha desta segunda feira 16 de Setembro, a Gerente de Educação Cristiane Teresinha da Silva acompanhado do prefeito Marcos Pacco ressaltou a importância do desenvolvimento do Projeto MPT na escola, destacando a oportunidade de aprendizagem para toda comunidade escolar. Parabenizou os alunos selecionados e todos os que participaram desse projeto.  

Ao lado da gerente de educação, do diretor da escola Ademir Boni, da professora Eliana Brasil e da coordenadora municipal do projeto Cintia Marcolongo Doreto, o prefeito Marcos Pacco disse que fez questão de ir à escola para parabenizar os alunos pela conquista, que segundo ele é um premio que da muito orgulho para os pais, professores e acima de tudo elevando o nome da escola. “Vocês estão de parabéns, pois, estamos sempre enfrentados desafios e vocês deram um passo importante, sendo merecedores do prêmio, sobretudo, pela mensagem que passaram.” Enfatizou o prefeito Marcos Pacco, que também teceu elogios aos educadores envolvidos nesta ação. 

 

Walter Ramos/Assecom