Política

Governo de MS pede apoio e recebe dois helic贸pteros para combate a inc锚ndios

Helic贸pteros foram cedidos pelo Ex茅rcito e PM de S茫o Paulo


Foto: Saul Schramm/Governo de MS

Dois helic贸pteros 鈥 um do Ex茅rcito e o outro da Pol铆cia Militar de S茫o Paulo 鈥 v茫o auxiliar no combate 脿s queimadas em Mato Grosso do Sul, anunciou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O an煤ncio foi feito ap贸s o pedido autorizado pelo governador paulista Jo茫o D贸ria e pelo comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), general Lourival Carvalho.

O governador exp么s a gravidade da situa莽茫o das queimadas no Estado, onde a maior dificuldade nesse momento, mesmo com a for莽a-tarefa apoiada pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, 茅 o acesso restrito dos brigadistas aos pontos de fogo na regi茫o do Pantanal.

鈥淥 governo est谩 atento a esse problema das queimadas, decretou a situa莽茫o de emerg锚ncia e agora procuramos ser 谩geis, como tem sido a nossa opera莽茫o em campo, para solucionar a quest茫o do deslocamento dos brigadistas鈥, disse Azambuja.

Em Aquidauana

O helic贸ptero do Bavex (Batalh茫o de Avia莽茫o do Ex茅rcito), um Pantera, com capacidade para transportar seis pessoas, chegou 脿s 8h deste domingo (22) em Aquidauana, onde o Corpo de Bombeiros do Estado montou uma Sala de Situa莽茫o do Sistema de Comando de Incidentes para operar a for莽a-tarefa, que conta hoje com mais de 170 homens -militares e civis 鈥 e um avi茫o de combate a inc锚ndios na linha de frente dos focos de calor.

A aeronave da PM de S茫o Paulo, um Esquilo, para transporte de tr锚s pessoas, tamb茅m se deslocar谩 neste domingo para Campo Grande e, em seguida, para Aquidauana, com chegada prevista para o meio-dia. O coronel bombeiro Huesley Paulo Silva, comandante do SCI de Aquidauana, informou que o plano operacional das duas aeronaves ainda est谩 sendo definido.

鈥淣ossas prioridades de combate, hoje, ap贸s sobrevoo no Pantanal para reconhecimento dos focos, no s谩bado, s茫o as fazendas Caiman, S茫o Roque e Bodoquena e o Parque Estadual do Rio Negro. As aeronaves dever茫o ter deslocamentos simult芒neos para estas 谩reas鈥, explicou.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Jo铆lson Amaral, o emprego dos helic贸pteros dar谩 n茫o apenas maior agilidade no deslocamento dos brigadistas, como um poder de fogo mais eficiente no combate direto ao fogo para extin莽茫o dos focos.

Dif铆cil acesso

Ao final de um dia de intensos combates 脿s queimadas na Fazenda Caiman, neste s谩bado (21), o coronel Domingos M谩rcio Ferreira da Silva, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, falou das dificuldades de acesso dos brigadistas e da necessidade do apoio de helic贸pteros para esse deslocamento.

Ele disse que os inc锚ndios s茫o combat铆veis, contudo, a vegeta莽茫o impede a chegada aos focos e os bombeiros, brigadistas do PrevFogo (Ibama) e da Celulose Suzano e volunt谩rios perdem muito tempo abrindo caminhos na mata e cruzando 谩reas alagadas.

鈥淥 combate est谩 se apresentando pouco eficiente nestas 谩reas inacess铆veis, mas com a chegada dos helic贸pteros vamos ter uma outra din芒mica, a partir do deslocamento r谩pido da tropa鈥, disse o coronel, que divide o comando operacional do SCI de Aquidauana com o coronel Huesley.