Policial

General assume comando da Brigada Guaicurus atento à fronteira para manter soberania

Aos 50 anos, assume o comando da Brigada Guaicurus justamente no lugar antes ocupado por seu cunhado, irmão de sua esposa.


Cerimônia de troca de comando ocorreu nesta segunda-feira - Crédito: André Bento/Dourados News

O Exército Brasileiro promoveu nesta segunda-feira (23) a troca de comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Brigada Guaicurus. Após pouco mais de três anos no posto, o general de brigada Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho deu lugar ao também general de brigada Eduardo Tavares Martins, que destacou ter foco no controle dos crimes de fronteira como meio de manter a soberania nacional.

O novo comandante da Brigada Guaicurus tem em seu vasto currículo militar experiências como subchefe de inteligência da Minustah, no Haiti, de março de 2010 a março de 2011, e mais recentemente subchefe do Estado Maior do Comando Conjunto durante a intervenção federal na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro.

No Exército Brasileiro desde 1986, quando ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, o general Eduardo é também paraquedista qualificado em cursos nos Estados Unidos da América. Aos 50 anos, assume o comando da Brigada Guaicurus justamente no lugar antes ocupado por seu cunhado, irmão de sua esposa.

SOBERANIA

Ao Dourados News, o militar ressaltou que dará atenção especial à faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul sob sua responsabilidade. “Essa fronteira sul-mato-grossense tem importância para ao país. É uma área estratégica do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro”, destacou.

“No comando da Brigada vamos continuar o trabalho em conjunto com as polícias em nível federal, estadual, com apoio da prefeitura naquilo que ela puder ajudar, mantendo a soberania do país, que é nosso objetivo principal, colaborando com os órgãos de segurança pública na parte de delitos transnacionais particularmente, colaborando com a população naquilo que for possível para ter o bem estar e a segurança da população”.

O general de brigada pontua ainda que é papel do Exército exercer essa fiscalização ativa para coibir crimes comuns em nossa região. “O Exército já tem sua missão constitucional e um decreto lei específico para o trabalho em fronteira. Numa área de 150 quilômetros de fronteira temos liberdade de atuação numa operação chamada de garantia da lei e da ordem. Vamos continuar fazendo esse trabalho que já vem sendo realizado pelo general William e por todos os comandantes de Brigada, não por uma vontade da Brigada, por ser uma ordem do Exército Brasileiro e do próprio Comando Militar do Oeste”, disse.

Segundo ele, esse trabalho em parceria vai continuar, envolvendo as polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil, e DOF (Departamento de Operações de Fronteira. “Todos os integrantes do sistema de segurança pública terão a parceria do Exército, para essa missão que não é apenas de segurança pública, é uma missão de defesa. Estamos preocupados com a soberania do nosso país, com o controle das nossas fronteiras, uma área tão rica e tão vasta do nosso país que precisa ser cuidada sempre por todos nós”, detalhou.

EMOÇÃO

De saída após três anos e cinco meses no cargo de comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, o general de brigada Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho não escondeu a emoção em seu discurso, precedido por uma saudação vigorosa da tropa. Ao falar sobre sua família e das experiências profissionais, chegou a embargar a voz.

“A singularidade da Brigada Guaicurus não provém de um quadro de organização diferenciado ou de um ou outro material moderno e de alta tecnologia, mas de sua personalidade e dos homens e mulheres que lhe dão vida. Ela é a imagem daqueles que a integram, é a soma das suas personalidades e suas competências”, ponderou.

Em seguida, desejou sucesso para o novo comandante da Brigada Guaicurus. “Desejo ao meu amigo e cunhado, general Eduardo Tavares Martins, que Deus o abençoe com as mesmas graças que aqui recebi, iluminado seu caminho pelos rincões da fronteira e lhe confira muitas vitórias, alegrias e realizações como mais um soldado do Brigada Guaicurus, junto com sua esposa, minha irmã, dona Flávia Maria, e seus filhos, meus sobrinhos Daniel e Mariana”, pontuou.

ELOGIO

Agora, o general de brigada será diretor de educação técnica militar no Rio de Janeiro. Antes, porém, recebeu uma referência elogiosa do general de Exército Lourival Carvalho Silva, ex-comandante da Brigada Guaicurus e atualmente comandante do Comando Militar do Oeste.

“Oficial general com inúmeras qualidades, soube conduzir-se com propriedade e inteligência em todas as ocasiões em que a Brigada foi acionada. Durante seu comando os integrantes da Brigada Guaicurus demonstraram motivação e espírito de sacrifício, destacando-se pela proficiência na condução de seus trabalhos, pois encontraram no general William as virtudes necessárias à manutenção de um ambiente produtivo, harmonioso e de sã camaradagem”, destacou.