Fronteira

Primeiro quadrimestre de 2020 do Estado apresenta redução de 1.871 crimes

Dos 12 tipos de delitos monitorados, 9 tiveram redução; queda foi de 12,5%


Foto: Reprodução

Apesar de fazer fronteira seca com dois países e de possuir a maior população carcerária do país, Mato Grosso do Sul está se consolidando como um dos estados mais seguros do Brasil. É o que comprovam levantamentos como o Monitor da Violência – feito pelo G1, Núcleo de Estudos da Violência da USP e Fórum Brasileiro de Segurança Pública – e os números da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Relatório do Núcleo de Estatística e Análise Criminal mostra que nos primeiros quatro meses do ano (janeiro a abril), Mato Grosso do Sul teve queda de 12,56% nos delitos. Foram 1.871 crimes a menos. Dos 12 tipos de crimes, nove sofreram reduções, incluindo feminicídio (-8,3%), furtos (-11,9%) e roubos (-17,4%).

Já o Monitor da Violência revela que em março, último mês disponível da pesquisa, Mato Grosso do Sul teve o 4º menor índice de crimes violentos (1,37 para cada 100 mil habitantes). Os únicos estados que conseguiram números melhores foram São Paulo (0,73), Santa Catarina (1,10) e Rio Grande do Sul (1,32). Enquanto isso, a média nacional foi de 1,97 crimes violentos/100 mil habitantes.

A redução de crimes no Estado não é uma novidade causada pela pandemia do novo coronavírus, mas um resultado que tem se repetido continuamente. Observando os dados do Monitor da Violência, chama a atenção a queda ano a ano, de forma ininterrupta, registrada pelo levantamento a partir de 2017, quando o índice de mortes violentas caiu de 23,3 para 20,6 para cada 100 mil habitantes. Um ano depois, o índice encolheu para 17,5 e, em 2019, recuou ainda mais, para 16,96.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, os números são produto dos chamados três “is”: Inteligência, Investimento e Integração entre as forças de segurança, sistema penitenciário e outras secretarias.

“É um conjunto que regido de forma integrada pelos gestores das instituições que integram a Secretaria de Justiça e Segurança Pública conseguem resultados esperados. Quando você começa a competir com seus próprios números, aumenta o desafio. Se você pega uma descendente e com crescimento populacional, você tem não apenas que manter os investimentos, mas aumentar os trabalhos de todas as instituições, com o apoio indispensável de outras secretarias, principalmente da Educação, da Saúde, da Infraestrutura e Assistência Social”, disse.

Desde 2015, Mato Grosso do Sul investiu mais de R$ 130 milhões em aquisição de viaturas, armamentos, munições, comunicação e equipamentos de proteção, concursos, formação, habilitação e promoções.

Videira explicou, no entanto, que o trabalho no combate à criminalidade e à violência não se restringe ao trabalho de prevenção e repressão, mas também ao monitoramento constante dos resultados; às medidas de ressocialização, para evitar os crimes; e ao investimento de forma equilibrada entre as forças de segurança.

É um trabalho contínuo que não para nem mesmo no ano da pandemia de Covid-19. Mais de 300 viaturas vão ser entregues neste ano, entre vários outros investimentos como melhorias nas instalações das unidades de segurança.