Economia I

Ford anuncia seu fechamento após mais de 100 anos de investimentos

Mercado brasileiro será atendido apenas por veículos importados.


De volta ao Brasil, a Ford anunciou em 2019 que iria fechar a fábrica de São Bernardo do Campo

A decisão da Ford de encerrar a produção de veículos no Brasil coloca ponto final em uma história de mais de 100 anos de investimentos no país.

A primeira fábrica de automóveis do Brasil foi da Ford. Em 1º de maio de 1919, a montadora abriu as portas de uma planta na Rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo. O modelo de produção era o Ford T, também chamado de Ford Bigode. As peças eram importadas e a montagem, feita aqui.

Desde 1904 carros da marca já chegavam ao país, ainda como importados. Por decisão do próprio Henry Ford, fundador da montadora, a empresa decidiu abrir sua subsidiária brasileira.

Entre 1920 e 1921, a montadora foi transferida para a Praça da República e, em seguida, para a Rua Sólon, no bairro do Bom Retiro. Ali, foi estruturada a primeira linha de montagem em série, onde funcionou até os anos 1950.

Em 1953, foi inaugurada a fábrica do Ipiranga. A produção diária da Ford passava para 125 veículos ao dia e mais de 2.500 funcionários circulavam pela planta de 200 mil metros quadrados. A nova planta possibilitou o avanço tecnológico para desenvolvimento do primeiro modelo totalmente brasileiro da montadora, o caminhão F-600, criado em 1957.

A unidade do ABC era uma das fábricas de veículos mais antigas do Brasil. Antes de ficar nas mãos da Ford por mais de cino décadas, ela foi idealizada e construída pela extinta Willys-Overland do Brasil. A inauguração foi em 1954, com a produção do Jeep Willys.

Em 1967, a Ford comprou a Willys, e assumiu a fábrica de São Bernardo. Além da unidade, a empresa do oval azul terminou o desenvolvimento do Corcel, o primeiro Ford a ser produzido ali, no ano seguinte.

Em 1968, o Corcel foi um novo marco da montadora no segmento de carros médios. No ano seguinte, ganhou as versões cupê e GT, tornando-se o recordista de vendas da marca.

Naquele ano, foi inaugurado o Centro de Pesquisas de São Bernardo do Campo. A produção subiu para 250 veículos por dia, em turnos duplos de trabalho. Ali, surgiram outros lançamentos marcantes como Belina, Maverick, Del Rey, Verona e Pampa, todos montados no espaço.

Em 1974, foi inaugurada a fábrica de Taubaté, com investimento de US$ 400 milhões. Em 1978, foi a vez da abertura do Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo.

Em 1987, a Ford e Volkswagen criaram a holding Autolatina para compartilhamento de plataformas de carros produzidos no Brasil e Argentina. A parceria durou até 1995.

O fim da Autolatina deu espaço a uma nova rodada de investimento da Ford no Brasil. A fábrica de São Bernardo do Campo passou a produzir o Fiesta em 1996, que seria um dos grandes sucessos da marca. No ano seguinte, surgiu o Ka.

Em 2001, foi inaugurada a fábrica de Camaçari, puxando para si a maior parte da produção de veículos de passeio, como o novo Fiesta e EcoSport. Em contrapartida, São Bernardo recebeu a linha de caminhões, vinda da extinta unidade do Ipiranga, na capital paulista. Em 2015, a planta comemorou o marco de 1 milhão de unidades produzidas.

Dali em diante, a crise global da montadora passou a se impor também no Brasil. A marca, que chegou a ser a quarta mais vendida no país, passou a amargar queda de vendas. Globalmente, a Ford revelou um plano para cortar custos e redução de portfólio, eliminando sedãs como Fusion e Fiesta.

De volta ao Brasil, a Ford anunciou em 2019 que iria fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, tirar de linha o Fiesta e que parar de vender caminhões na América do Sul. Em outubro do ano passado, foi concluída a venda da fábrica do ABC paulista para a Construtora São José e com a FRAM Capital.

 

 

G1

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