Política

Governadores acertam cota extra da vacina para o AM após colapso

Intenção é que o estado receba uma fatia maior das doses que lhe caberiam em uma divisão igualitária.


A entrega de um adicional de 4,5 milhões de doses da Coronavac depende do aval da Anvisa

Governadores de pelo menos 15 estados acertaram na noite desta quinta-feira (21) o repasse para o Amazonas de uma cota extra das vacinas que devem receber nos próximos dias.

A entrega de um adicional de 4,5 milhões de doses da Coronavac depende do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve liberar o uso emergencial da remessa nesta sexta (22). Além disso, a Índia liberou ao Brasil, após duas semanas, o envio de 2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participou da reunião do grupo de trabalho que discute o colapso do sistema de saúde em Manaus e defendeu aos governadores, por meio do grupo no WhatsApp, forneçam uma cota extra da vacina para o Amazonas, devido à “transmissibilidade alta” de casos e à gravidade da situação.

A proposta, segundo ele explicou ao blog, é que o Amazonas fique com 5% do total de vacinas liberadas e os demais estados façam o rateio proporcional do restante.

“O que vou defender aqui é uma questão humanitária. Participei agora do grupo de trabalho sobre Manaus e situação é muito séria e já se espalha na região", disse.

Segundo ele, não houve oposição e todos governadores toparam. Fazem parte do grupo, por exemplo, estados como Piauí, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, entre outros.

O grupo de trabalho que acompanha a tragédia em Manaus é formado por governadores, técnicos da região e o Ministério da Saúde.

Dias disse também que o ministério deu aval à proposta.

 

 

 

G1