Campo Grande

Cenário de caos: moradores contabilizam estragos causados pela chuva em Itaporã

Os bairros mais afetados foram o Pioneiro I, Jardim Coimat e áreas rurais.


A casa da filha de Floriano foi toda levada pela enxurrada. - Crédito: Vinicios Araújo/Dourados News

Um dia após os alagamentos registrados em Itaporã, moradores começaram a contabilizar os prejuízos deixados pela chuva que atingiu a cidade ontem pela manhã. 

Foram aproximadamente 160 milímetros ‘derramados’ em um curto intervalo de tempo, o que acabou transbordando os dois córregos que passam pelo município: o Sardinha e o Canhadão.

Em entrevista ao Dourados News, o prefeito Marcos Pacco estimou que cerca de 30 a 40 famílias acabaram afetadas pelo aguaceiro. Ele estuda decretar estado de emergência. 

“Ontem conversei com o secretário de governo, amanhã eu me encontro com o governador durante uma agenda no interior e uma equipe da Defesa Civil já foi acionada. Eles estão a caminho de Itaporã para fazerem o balanço geral dos estragos e, a partir disso vamos analisar a necessidade de um decreto de emergência”, explicou Pacco. 

Os bairros mais afetados foram o Pioneiro I, Jardim Coimat e áreas rurais. 

Floriano D’ávilla Vasques, 54, recebeu a reportagem do Dourados News na casa onde a filha dele mora há 6 anos. A força da enxurrada levou a parede da casa e empurrou todos os pertences da família para o terreno aos fundos. Veja no vídeo abaixo!

A vizinha dele, Sílvia Luzia Sanches, 53, contou que nunca havia presenciado uma situação semelhante. “Já aconteceu enchente na rua, entrava na minha calçada, mas assim, de invadir a casa, nunca. Foi assustador”, relata.

A água alcançou a altura de aproximadamente um metro na residência dela. A cozinha planejada, recém instalada, foi afetada e preocupa a moradora para os danos nos móveis novos. 

A despensa que estava sendo construída aos fundos do imóvel foi toda levada e para evitar que o barracão onde são guardadas as ferramentas de trabalho do marido fosse também arrastado pela enxurrada, o companheiro de Sílvia abriu um buraco na parede para que a água escoasse. Mesmo assim, vários equipamentos e materiais de construção acabaram perdidos. 

A itaporaense acredita que o carro da família também pode ter sido afetado pelo prejuízo. O motor do veículo ficou coberto pela água embarrada. 

Próximo da saída para Maracaju, o produtor rural Moisés Cândido Pereira, 75, relatou ao Dourados News que a enxurrada que passou pela chácara dele arrasou com parte da propriedade e matou animais de criação da família. 

“Veio rápido demais, não tive como fazer muita coisa”, disse o idoso interrompendo a entrevista por conta das lágrimas. Moisés mora no local há 11 anos. Em Itaporã está desde 1958. 

Numa área pequena ele cria porcos e galinhas. Com a chuvarada de ontem, as águas que transbordaram do córrego Sardinha mataram nove aves que se refugiaram nos primeiros degraus do poleiro, montado com madeira e telas metálicas, além de 20 sacos de milho que serviam de alimento para os bichos. Hoje a lama acumulada impedia o acesso aos animais sobreviventes.

Há poucos metros dali o produtor Adão Bento Sobrinho, 53, e a esposa dele Roseli Rodrigues Alves Sobrinho, 49, contaram à reportagem que foram surpreendidos pela água intensa. 

“Foi muito rápido. Deu mais de três metros de altura. A minha filha me ligou, eu estava em Itaporã, quando eu cheguei estava tudo arrasado. Perdi todo o trato da criação, uns 20 frangos e meus peixes. Nunca vi um negócio daquele”, disse. 

Roseli relembrou que, quando percebeu a enxurrada, tentou salvar máximo de frangos que podia. Ao todo a produtora conseguiu resguardar 30 aves. “Eu ia jogando elas na casinha, uma atrás da outra. Isso tudo com a água cobrindo. Foi assustador”, relembra.

Adão e Roseli trabalham com a chácara há 20 anos e vivem do que produzem. Com a rotina da chácara eles criaram cinco filhos e agora, apostam no trabalho e na fé em Deus para recuperar o prejuízo.

Córrego transbordando e estradas bloqueadas

A chuva de ontem intensificou a corrente do córrego Sardinha e arrastou parte da vegetação às margens do ribeiro. O acúmulo de taboa acabou se tornando uma grande barreira e impediu que a água seguisse o trânsito normal embaixo da ponte, na MS-270. 

No vídeo abaixo é possível ver que a água do córrego agora passa pela estrada, enquanto a ponte segue bloqueada pelas plantas.

Tanto a MS-270, quanto a ITA-35, também afetada pelo transbordamento do córrego, dão acesso às propriedades rurais do município. Elas são consideradas as principais vias de escoamento da produção. As vias seguem bloqueadas, impedindo a distribuição de carnes, sementes e vegetais.

O prefeito Marcos Pacco informou que a Prefeitura de Itaporã mobilizou equipes da Gerência Municipal de Saúde e de Assistência Social para atender os moradores afetados. Agora ele aguarda avaliação da Defesa Civil para iniciar as ações de recuperação dos estragos.

 

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!