Saúde

Quem tem de 55 a 59 já pode se cadastrar para vacina contra a Covid-19

A abertura do pré-cadastro não significa que todo o público será imunizado imediatame.


Até o momento, Campo Grande já aplicou 189.509 doses da vacina contra Covid

A Prefeitura de Campo Grande abriu um pré-cadastro para identificação prévia de pessoas 55 e 59 anos que serão vacinadas contra a covid-19. O cadastramento, apesar de não ser obrigatório, agilizará o atendimento de quem deve ser vacinado reduzindo o tempo de permanência no local da imunização. 

A abertura do pré-cadastro para essa faixa de idade não significa que todo o público compreendido entre 55 e 59 anos serão vacinados imediatamente, uma vez que o pré-cadastramento serve para mensurar o quantitativo da população nesta faixa etária. A partir deste levantamento, e com o indicativo de quantas doses o município receberá, será possível fazer a adequações e planejamento para a imunização. 

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), determina que este público só poderá ser imunizado após a vacinação completa de pessoas com idade na casa dos 60 anos, apesar disso, o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, acredita que é preciso adequar o calendário para cada localidade do estado. 

“A prefeitura tem seguido o PNI a todo momento, no entanto há características locais em Campo Grande que o próprio PNI autoriza alterações. A capital tem 1 milhão de habitantes e 1.5 milhão de cartões SUS, já a segunda maior cidade do estado tem 250 mil habitantes. Aqui há necessidades diferentes e não dá para ter os mesmos parâmetros de municípios com situações diferentes, portanto há necessidade de ajustes. Essa é uma discussão para que possamos beneficiar a população”, informou o titular da pasta.

Para realizar o cadastro é necessário preencher um questionário com dados pessoais no site da prefeitura de Campo Grande: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/Cadastro/Validacao/ . A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir se identificar pela internet poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios.

Vacinômetro - Até o momento, Campo Grande já aplicou 189.509 doses da vacina contra Covid, sendo 142.595 pessoas que receberam a primeira dose e 46.914 que receberam a segunda dose. 

 

 

 

 

 

 

 

CGNews