Esportes

FIM DA 1ª FASE! Novo, União e Urso estão rebaixados; Operário toma a liderança na última rodada

O domingo também contou com uma improvável de goleada de 8 a 1 do Comercial sobre o Operário de Dourados, em Itaporã


Serc venceu fora o Novo e se salvou do rebaixamento (Foto: MS Esporte Clube/Nyelder Rodrigues

Acabou, torcedor sul-mato-grossense. Em uma rodada recheada de grandes emoções, com seis jogos simultâneos e gols improvável que mudaram toda a classificação, foi confirmada, independentemente do julgamento do Aquidauanense, o rebaixamento de Novo, União e Urso. Além disso, o Operário conseguiu, no apagar das luzes, tomar a liderança do Águia Negra.

O domingo também contou com uma improvável de goleada de 8 a 1 do Comercial sobre o Operário de Dourados, em Itaporã. Os gols foram de Gilmar (3 vezes), Lucas e Hiago (2 vezes cada) e Gilson para o colorado, todos marcados no primeiro tempo. O gol do Tigre, no 2º tempo, foi de Altino.
 
Em Campo Grande, no Morenão, o Novo não conseguiu bater a rival direta Serc e perdeu por 3 a 2, sendo rebaixada como vice-lanterna. PC e Kanu abriram 2 a 0 para o time de Chapadão, e Marcinho diminui. Na etapa final, Billy fez o terceiro da Serc. Lucas fez o segundo do Novo.
 
Já em Corumbá, os Carijó vacilou e ficou apenas no empate em 2 a 2 com o Sete de Dourados. O Corumbaense abriu o placar com Bruno Santos, aos 40 minutos, mas Otacílio Neto empatou aos 46 minutos. No segundo tempo, Luis Miguel virou o jogo aos 35, mas três minutos depois, o artilheiro pantaneiro, Romarinho, apareceu para deixar tudo igual no marcados.
 
Mesmo estando fora da zona da degola, o Urso tinha parada dura pela frente: segurar o Costa Rica, no norte do Estado. E assim o time de Mundo Novo foi o maior derrotado da rodada retornando para o Z4 com o empate em 1 a 1, sem chances de se salvar mesmo com punição do Aquidauanense. Os gols do jogo foram de Emerson, para os donos da casa, e Renan, para os visitantes.
 
Liderança improvável e Azulão à salvo
 
Apesar das duras críticas direcionadas ao elenco e, principalmente, ao trabalho de Arilson Costa, o torcedor operariano hoje viu o time, enfim, ultrapassar o Águia Negra e conquistar a liderança da competição. Além de vencer o União e rebaixar o adversário, o Galo também contou com uma vitória do Aquidauanense sobre o Águia Negra, em Rio Brilhante.
 
No Estádio das Moreninhas, o primeiro tempo foi morno e com muitos erros do Operário, com o União levando perigo nos contra-ataques. Já no segundo tempo, vieram os gols. Jones e Alberto marcaram os dois primeiros do alvinegro, e viram João Victor diminuir para o tricolor. Porém, o 3 a 1 foi sacramentado aos 36 minutos, novamente com Jones.
 
No Ninho da Águia, o Aquidauanense saiu na frente com Peterson, aos 13 minutos da etapa final. Cleiton empatou quatro minutos depois. Porém, os donos da casa não conseguiram impedir que Tiziu, já nos acréscimos, aos 46, fez o gol da vitória dos visitantes.
 
A vitória também livrou o Aquidauanense do rebaixamento, mesmo que seja punido com a perda de seis pontos pelo TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) na próxima quarta-feira (20), quando será analisada a escalação irregular de Alex Farias.
 
Confrontos da fase final
 
Confira abaixo como ficaram os confrontos das quartas de final do Estadual 2019. Os quatro primeiros colocados têm a vantagem do empate e de decidir em casa. Eles serão listados à esquerda de quem lê. Além disso, também existe a possibilidade da mudança de confrontos caso o Aquidauanense seja punido. Aí, o time cairia do sexto para o oitavo lugar e veria Costa Rica e Serc ultrapassá-lo na tabela. O único duelo garantido é Comercial x Corumbaense.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PRIMEIRA FASE DO ESTADUAL 2019