Geral

Frente fria deve derrubar levemente temperaturas em Campo Grande

Frete fria ganha força em cidades de Mato Grosso do Sul.
- Imagem Divulgação

Não ha registro de chuvas de volume significativo em Campo Grande desde o dia 14 de julho, apesar de pontos isolados no dia 28. Com isso, a região enfrenta um longo período de estiagem aliado a altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. O Cemtec (Centro de Monitoramento do tempo e do Clima) indica leve queda nos termômetros com o avanaço da frente fria no próximo fim de semana.

Apesar das temperaturas amenas e nebulosidade, o clima desértico predomina na Capital. Segundo o monitoramento, não há previsão de chuvas nos próximos dias. A frente fria não deve favorecer formação de nuvens, pois uma massa de ar seco inibe chuvas.

Os modelos estão indicando que a partir do dia 19 deverá chover em Campo Grande, entretanto, a atualização do monitoramento é diária, ou seja, há probabilidade de alteração no prognóstico.

Indíce crítico de chuvas

O balanço do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que a cidade ficou 87% abaixo da média histórica, com volume de 4,6 milímetros em julho.

Considerando apenas chuva no dia 14, o período normalmente tem média climatológica de 35,7 mm. Normalmente, a capital registra três dias com chuva superior ou igual a 1 mm no mês.

-MDX